Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 1.G - Ex. 18
G.18 Para preparar uma solução muito diluída, é aconselhável executar uma série de diluição a partir de uma solução preparada de um reagente, em vez de pesar uma massa muito pequena ou medir um volume muito pequeno da solução estoque. Uma solução foi preparada por transferência de para um balão volumétrico de 250,0 mL e diluída novamente com água até a marca. Uma amostra de dessa solução foi transferida para um balão volumétrico de e diluída novamente com água até a marca. Depois, 10,00 mL dessa última solução foram transferidos para um balão de 250,0 mL e diluídos com água até a marca. (a) Qual é a concentração de na solução final? (b) Qual é a massa de na solução final? (A resposta desta última questão dá a quantidade que deveria ter sido medida se a solução final tivesse sido preparada diretamente.)
Passo 1
Para calcular a molaridade final de , a fórmula de molaridade será utilizada. Os seguintes valores são dados na pergunta:
Quando 1mL da solução é transferida para 500 mL de água, sua molaridade muda:
Quando 10 mL com de solução é transferido para 250 mL de água, sua molaridade é:
Assim, a concentração final de na solução é
Passo 2
(b) A massa de necessária para preparar a solução pode ser calculada usando a fórmula da molaridade. Os seguintes valores são dados na pergunta:
Assim, a massa de na solução final é .
Resposta
- .