Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 15.1 - Ex. 129c
O gás NO é liberado na estratosfera por motores a jato. Como ele pode contribuir para a destruição do ozônio estratosférico, sua concentração é monitorada de perto. Uma técnica usada é medir a quimioluminescência da reação:
O asterisco indica que é produzido no estado excitado. A molécula de excitada emite luz vermelha ao retornar ao estado fundamental. Como o e o podem estar presentes na amostra de ar, parte da amostra é exposta a um agente redutor que converte todo o a . Duas amostras são, então, analisadas, o ar da amostra original não reduzida e o ar da amostra reduzida. A concentração de no ar é a diferença entre as duas medidas. Em um experimento, duas amostras foram obtidas, uma de uma nuvem e outra de ar claro. As seguintes medidas foram obtidas a 9 km acima do Oceano Pacífico (ppt significa partes por trilhão, de moléculas):
- Explique a diferença, levando em consideração outras fontes de NO na atmosfera, além dos aviões.
Passo 1
Já resolvemos as letras a e b, certo?
E o que descobrimos com elas?
Que na nuvem nós temos:
E no ar claro:
Na letra c queremos saber o porque dessa diferença.
E vocês? Sabem por quê?
Calma que eu explico pra vocês!
Quando o se dissolve na água o que acontece é o seguinte:
Então, quando o vai para as nuvens ele reage com a água e forma . Por isso, existe mais nas nuvens do que nas nuvens.
Isso também explica o porquê a concentração de ser tão diferente entre as nuvens e o ar claro!
Prontiiinhooo!
Resposta
Reação da água com