Identifique o elemento que tem o maior potencial de ionização em cada um dos seguintes pares: (a) ferro e níquel; (b) níquel e cobre; (c) ósmio e platina; (d) níquel e paládio; (e) háfnio e tântalo
Passo 1
Nesse caso temos que avaliar parâmetros como configuração eletrônica e carga nuclear efetiva para fazer uma previsão mais exata.
(a) Ferro. Ambos têm configuração eletrônica que difere apenas no número de elétrons d, sendo as configurações para ferro e níquel respectivamente: 3d6 4s2 e 3d8 4s2. Dessa forma, por ter mais elétrons, o níquel experimenta uma maior repulsão elétron-elétron nos seus orbitais d. Será mais fácil tirar um elétron do níquel que do ferro.
(b) Cobre. Ambos, níquel e cobre, têm configurações eletrônicas respectivamente: 3d8 4s2 e 3d10 4s1. A configuração eletrônica completa dos orbitais d do cobre lhe conferem uma estabilidade extra especial. Vai ser mais difícil, dessa forma, tirar um elétron do cobre.
(c) Platina. Ambos, ósmio e platina, têm configurações eletrônicas respectivamente: 5d6 6s2 e 5d9 4s1. Com a perda de um elétron, o ósmio atingiria uma configuração especial mais estável, 5d5 6s2. Assim, pra ele, é mais fácil perder um elétron que a platina, que não teria configuração especial.
(d) Paládio. O paládio tem configuração 4d10 5s0. A configuração 4d10 dá uma estabilidade muito grande ao paládio, dificultando a perde de um elétron.
(e) A de ambos é muito próxima, por estarem no 6º período e sofrerem os efeitos da contração dos lantanídeos. A dificuldade em perder um elétron é muito parecida para ambos.
Resposta
(a)Ferro
(b)Cobre
(c)Platina
(d)Paládio
(e)Energia semelhante.