O íon molecular H3+ foi recentemente descoberto no meio interestrelar e também nas atmosferas de Júpiter, Saturno e Urano. Os análogos em H4 não foram ainda descobertos, e acredita-se que a estrutura plana quadrada seja instável em relação as vibrações. Tomando como base para a representação da molécula os quatro orbitais H1s, determine se a representação é ou não redutível.
Passo 1
Opaaaaa, gente!!! Vamos resolver esse problema de aplicação juntinhos? Então, o grupo de ponto para a molécula de H4 é o D4h com h = 16 espécies simétricas. Para encontrar as representações irredutíveis ou espécies simétricas abrangidas pelos 4 orbitais s, nós usamos a metodologia da seção 12.5c.
Passo 2
Onde nossa segunda linha da tabela é o número de membros das bases que não são alteradas pelas operações, beleza? As representações das bases é claramente uma combinação linear das espécies simétricas do grupo D4h, o qual é redutível. Apenas os elementos de simetria E, 2C2’, e 2 contribuem para o número de vezes de espécies simétricas que contribui ao na representação das bases.
A base abrange então A1g + B1g + Eu
Resposta
A base abrange então A1g + B1g + Eu