Que massa de () sólido é formada quando de são misturados com de ?
Passo 1
Olá pessoal! Para iniciarmos o exercício, vamos fazer a equação estequiométrica:
Essa mistura resultará em uma das três alternativas a seguir:
- Um excesso de permanecerá após a reação ter se completado.
- Um excesso de permanecerá após a reação ter se completado.
- Não existirá excesso de qualquer reagente (isto é, o número de mols de é exatamente igual a duas vezes o número de mols de ).
Passo 2
Sendo assim, precisamos estabelecer qual das situações se aplica, calculando a quantidade de reagente disponíveis inicialmente:
Como cada íon reage com dois íons :
Passo 3
Então é necessário para reagir com o . Como temos em quantidade suficiente (), a situação (a) prevalece e a quantidade de produzida será limitada pela quantidade de disponível, então:
Até mais pessoal, espero ter conseguido ajudar.
Resposta
.
Exercícios de Livros Relacionados
Suponha que 14,56m L de uma solução 0,115M de N a O H ( a q ) foram necessários para titular 0,2037g de um ácido desconhecido, H X . Qual é a massa molar do ácido?
O composto X C l 2 N H 3 2 forma-se da reação entre X C l 4 e N H 3 . Suponha que 3,571g de X C l 4 reagem com excesso de N H 3 para dar C l 2 e 3,180g de X C l 2 N H 3 2 . Qual é o elemento X?
Um excesso de A g N O 3 ( a q ) reage com 25,0m L de uma solução 5,0M de K 2 C r O 4 ( a q ) para formar um precipitado. Qual é o precipitado e que massa dele se forma?
Iodo é um agente oxidante comum, frequentemente usado como íon triiodeto, I 3 - . Suponha que, na presença de H C l ( a q ) , 25,00m L de uma solução 0,120M em triiodeto em água reagem completamente c
Suponha que 25,0m L de uma solução 0,50M em K 2 C r O 4 ( a q ) reage completamente com 15,0m L de uma solução em A g N O 3 ( a q ) . Que massa de N a C l é necessária para que ocorra reação completa