Dê o número de oxidação do fósforo em: (a) fósforo branco; (b) fósforo vermelho; (c) fosfina, ; (d) difosfina, ; (e) ; (f) ; (g) íon fosfato, ; (h) íon hidrogenofosfato, .
Passo 1
O fósforo, assim como o nitrogênio, avaliado na questão 52, não é um dos ametais mais eletronegativos de toda a tabela. Ele tem eletronegatividade intermediária, maior que a do hidrogênio, menor que a do carbono e a maioria dos outros ametais, localizados perto dele na tabela.
Assim, quando ligado diretamente ao hidrogênio (ou a qualquer metal), ele assume carga parcial negativa, que contribui para baixar seu NOx. Quando ligado a qualquer outro ametal, assumirá carga parcial positiva que contribui para aumentar seu NOx.
Passo 2
(a) , NOx 0 – sempre em substâncias simples (com carga 0) o NOx da substância valerá 0.
Passo 3
(b) (n=indeterminado), NOx 0 – mesmos motivos que pra .
Passo 4
(c) , NOx -3 – 3 hidrogênios, menos eletronegativos que o fósforo, lhe conferem 3 cargas parciais negativas, que totaliza NOx -3.
Passo 5
(d) , NOx -2 – ligação confere carga parcial nula. Teos 2 hidrogênios pra cada , que são menos eletronegativos e conferem carga parcial negativa nos átomos de , totalizando NOx -4. Sendo NOx -2 pra cada , individualmente.
Passo 6
(e) , NOx +3 – o cloro é mais eletronegativo que o fósforo, então, como são 3 ligações, elas contribuem com um NOx +3.
Passo 7
(f) , NOx +5 – mesma coisa pra letra (e), flúor é mais eletronegativo que , e sendo 5 ligações, dará um NOx +5 pro .
Passo 8
(g) , NOx +5 – temos 4 oxigênios com NOx -2 cada, dando um total de carga -8. O somatório de NOx no íon precisa ser -3. Pra conta fechar, o NOx do precisa ser +5.
Passo 9
(h) , NOx +5 – nada muda em relação ao , já que apenas um hidrogênio se ligou a um dos átomos de oxigênio. Isso muda a carga do íon, mas não altera o NOx do fósforo, que segue sendo +5.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)