Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 12.1 - Ex. 14
O pH de uma solução 0,50 M de de HBrO(aq) é 4,50. Calcule a mudança de pH quando 6,80g de hipobromito de sódio são adicionado a 100,0mL de solução. Ignore a mudança de volume.
Passo 1
Temos que primeiro achar a concentração de NaBrO em mol/L adicionado.
NaBrO
Passo 2
Agora, vamos escrever a equação de equilíbrio da reação de dissociação do HBrO em água:
(aq)2(l)3+(aq) -(aq)
Agora, sabendo como ocorre a dissociação, podemos fazer um quadro com as concentrações de cada espécie antes e depois do equilíbrio.
Passo 3
Agora, vamos preencher a tabela. No início temos 0,50 M de HBRO do lado esquerdo.
Já do lado direito, temos que ao entrar em contato com a solução, o NaBrO se dissocia também e por isso, temos íons BrO- a mais na solução. Portanto, iremos completar com 0,57 de hipobromito na condição inicial.
Passo 4
No equilíbrio, uma quantidade x de íons entram em equilíbrio, portanto teremos a formação de x M de íon hidrônio e íon hipobromito. Como a estequiometria é 1:1, essa mesma quantidade x que foi proveniente do ácido será retirada do ácido.
Teremos portanto, no equilíbrio:
Passo 5
Vamos escrever agora a equação do equilíbrio. Mesmo sem saber a constante de equilíbrio, conseguimos encontrar o valor de x se igualarmos a equação antes e depois do equilíbrio.
3+][-]/[HBrO]
-9
Resolvendo a equação, temos que x=5,26x10-9 mol/L, ou seja:
3+]=5,26x10-9mol/L
Como +
Passo 6
Sendo assim, a mudança de pH é:
Resposta
A mudança de pH é 2,77.