Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 9.1 - Ex. 94a
Suponha que 10,0 g de um composto orgânico usado como um componente de bolas de naftalina se dissolve em 80, g de benzeno. O ponto de congelamento da solução é 1,20° C. (a) Qual é a massa molar aproximada do composto orgânico? (b) A análise elementar daquela substância indicou que a fórmula empírica é C3H2Cl. Qual é sua fórmula molecular? (c) Use as massas atômicas da Tabela Periódica para calcular uma massa molar mais precisa para o composto.
Dados: ponto de congelamento do benzeno: ; constante do ponto de congelamento do benzeno: .
Passo 1
Vamos precisar da formulinha de abaixamento do ponto de congelamento: , onde é o quanto a temperatura de congelamento (ponto de fusão) do solvente da solução baixou; é o fator de van’t Hoff – uma constante empírica que, em geral, pra soluções diluídas de não-eletrólitos vale 1,00; é a constante do ponto de congelamento do solvente, e é a molalidade da solu��ão, , dada pela razão entre número de mols de soluto e massa do solvente, em kg (índice 1 para soluto; índice 2 para solvente)
Passo 2
(a)A questão pede a massa molar do composto dissolvido em benzeno, mas na fórmula não aparece o termo : massa molar, né?
Aparece sim! Só você fazer uma pequena modificação na molalidade . Como você está cansado de saber, (número de mols de uma substância = massa da substância/massa molar da substância). E aparece na fórmula (, pra especificar que é o número de mols do soluto!) É só reescrevê-lo em termos de e que tudo vai dar certo. Assim, a fórmula reescrita vai ficar:
Passo 3
Se a questão pede a massa molar da substância dissolvida em benzeno, vamos isolar e substituir na fórmula todos os dados que temos!