Enunciado
Química - Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente - 5ª Edição - Peter Atkins, Loretta Jones e Leroy Laverman- Ed: 5º - Capítulo 4.1 - Ex. 103
Suponha que de cloreto de hidrogênio em e , se dissolveram em de água. A solução foi titulada até o ponto estequiométrico com de uma solução de hidróxido de sódio. Qual é a concentração molar da solução de hidróxido de sódio usada para a titulação?
Passo 1
Para determinar a concentração molar da solução de (hidróxido de sódio), primeiro encontraremos a concentração molar da solução de . Para determinar a concentração molar da solução de , temos que encontrar o número de mols de supondo que ele se comporte como gás ideal. A equação de gás ideal é:
Onde é pressão do gás, é volume, é o número de mols do gás, é constante do gás Ideal e é temperatura.
é
é
é
é
Agora, vamos encontrar o número de mols de a partir da equação de gás ideal. A equação do gás ideal explicitando é escrita da seguinte forma:
Portanto, o número de mols de é .
Passo 2
Agora, vamos encontrar a concentração da em de solução aquosa. O gás é dissolvido em de água, temos que a fórmula da molaridade é:
de é
da solução é
Substituindo na formula temos:
Portanto, a concentração da solução de é .
Passo 3
O volume de solução de utilizado é na titulação foi . Podemos usar a equação da lei de diluição para descobrir a concentração da solução de .
Substitua todos os valores conhecidos na equação acima para encontrar a concentração da solução de .
Assim, a concentração molar da solução de é .