Teoria
Quando pensamos em combustão, logo nos vem uma coisa a cabeça: Fogo!
Mas o que a gente precisa pra fazer fogo? Podemos dizer que é de um isqueiro e papel ou carvão ou até de folha seca, né?
Mas aqui vai ser um pouquinho diferente... Vamos entender como a combustão acontece quimicamente, show?
Bom, ela é uma reação química que produz calor durante a oxidação do carbono. Nada muito intuitivo, né? Então vamos verificar a equação de combustão do metano pra ver se clareia um pouco a cabeça!
Agora ficou melhor, né? Acabamos de ver que precisamos de um combustível e de oxigênio… O que nos leva a pensar naquela experiência que certamente já ouvimos falar que é: Colocar um copo tampando uma vela acesa, depois de um tempinho ela vai apagar! Porque?
A gente acabou de ver que para ter combustão precisamos de oxigênio… Hum…
Toda reação tem um combustível, ou seja, um composto que é consumido produzindo energia térmica e um comburente, que na maioria das vezes é o oxigênio presente no ar. Gerando o dióxido de carbono e água. Durante essa reação há liberação de calor, logo podemos classificá-la como uma reação exotérmica, beleza?
Caso não seja um composto orgânico, ou seja, não temos o elemento carbono, teremos como produto o dióxido de nome do outro componente, por exemplo: dióxido de nitrogênio ou dióxido de enxofre… No nosso caso aí de cima, era um composto orgânico e tivemos como produto o dióxido de carbono... Sacou?
Combustão completa e incompleta
Mas nós temos dois tipos de combustão, pois se as quantidades de combustível e comburente não estiverem equivalentes, o produto poderá sofrer alterações!
É aí que entra a combustão completa e a incompleta… Beleza?
Combustão completa: O oxigênio é suficiente para consumir todo o combustível. Nesse caso a reação terá essa cara aqui embaixo! Como a gente tinha visto antes...
Quer ter certeza se a reação é completa ou não? É só a gente avaliar o nox das espécies!
Combustão incompleta: Não há oxigênio suficiente para consumir todo o combustível.
A diferença dessa para a anterior é que os produtos dessa vez serão: monóxido de carbono (CO) e água ou carbono elementar (C) e água.
Vamos dar uma olhada no Nox do carbono, para checar se realmente é incompleta, olha só:
Viu só? Agora estamos arrasando na combustão!
E pra ficar tranquilo de identificar a diferença entre as combustões, aí vai um esqueminha com todo :
Agora é fixar essa teoria fazendo muitos exercícios! Vamos lá!