Aldeídos e Cetonas
Produzido por Juliana EcheniqueTeoria
Os aldeídos são todos os compostos orgânicos que possuem o grupo carbonila ligado a um hidrogênio e as cetonas são aquelas que possuem a carbonila entre dois carbonos.

Esses dois tipos de substâncias podem sofrer tanto reações de redução quanto de oxidação e é isso que veremos aqui!
📢 Clique para ver mais:
A oxidação e a redução em química orgânica correspondem ao aumento ou diminuição do grau de ligação do carbono a um átomo eletronegativo. O [O] é utilizado para indicar uma reação de oxidação, se especificar os reagentes e o [H] é utilizado da mesma forma mas para as reações de redução.
Bora conhecer as reações de oxidação e redução que podem acontecer com os Aldeídos e Cetonas?!
Reações de Oxidação
Os aldeídos e as cetonas quando sofrem redução, originam álcoois primários e secundários, respectivamente. Essa redução pode ser feito com hidrogênio na presença de níquel

Agora, se esses mesmos substratos são postos na presença de amálgama de sódio

Repara que as quantidades dos reagentes quadruplica para formar o alcano a partir da saída do oxigênio da estrutura da molécula.
Reações de Oxidação
Os aldeídos são facilmente oxidados a ácidos carboxílicos sob a ação de oxidantes comuns (oxidação branda), ou com oxigênio do ar na presença de catalisador:

Já as cetonas são muito mais estáveis que os aldeídos e somente se oxidam na presença de oxidantes energéticos, como

Então o que se conclui com isso? Que os aldeídos são mais redutores que as cetonas, já que estes são mais reativos e se reduzem em condições mais brandas.