Desidratação Intermolecular
Produzido por Juliana EcheniqueTeoria
A desidratação é a eliminação de água que pode acontecer a partir de uma reação de desidratação intermolecular ou intramolecular. Hoje a gente vai falar sobre a desidratação intermolecular!
📢 Clique para ver mais:
- Reações de Desidratação Intermolecular: Exercícios Resolvidos
- Reações de Desidratação Intramolecular
- Desidrogenação, Desalogenação e Desidrohalogenação
A reação de desidratação intermolecular ocorre entre as moléculas da mesma substância, no caso o álcool ou o ácido, com a saída de uma molécula de água. Dependendo das condições as quais a reação está submetida, pode haver a formação de éteres ou anidridos, respectivamente

Agora bora entender como esse tipo de reação acontece na prática!? 👇👇👇
Mecanismo da Reação de Desidratação Intermolecular
Existem dois requisitos para a reação de desidratação intermolecular acontecer! A presença de um agente desidratante, o

Como a desidratação intermolecular é entre as moléculas do substrato, quer dizer que na reação teremos duas moléculas interagindo entre sim. Olha o exemplo:

Podemos desenhar o mecânismo da reação assim:

O ácido sulfúrico protona uma das moléculas do álcool, deixando o oxigênio positivo para que assim o par eletrônico da outra molécula seja capaz de fazer o ataque. Quando as duas moléculas se ligam, a molécula de água sai ficando apenas a hidroxila do álcool que fez o ataque. O hidrogênio a mais é retirado, formando éter e água.
O exemplo acima mostra a reação entre moléculas e álcoois iguais, mas e se fosse uma mistura de álcoois? No caso, teríamos mais de um tipo de éter, indo de acordo com as possibilidades formadas com os reagentes.

Já passamos pelo álcool e agora é a vez do ácido! O mecanismo de desidratação intermolecular é o mesmo do álcool. Quando duas moléculas iguais ou diferentes de ácidos carboxílicos interagem, a hidroxila de uma liga-se ao hidrogênio da outra, formando a molécula de água que será eliminada.

Como o carbono da carboxila de uma molécula perdeu uma ligação (aquela que era feita com a hidroxila ‘OH’) e o oxigênio (da hidroxila) da outra carboxila também teve sua ligação rompida, eles estabelecem entre si uma nova ligação, resultando no anidrido orgânico.
Prontinho! Agora vamos praticar com exercícios?