Desidratação intramolecular
Produzido por Juliana EcheniqueTeoria
A reação de desidratação intramolecular é a perda de água dentro da própria estrutura da molécula e acontece nos álcoois e ácidos carboxílicos.
📢 Clique para ver mais:
- Reações de Desidratação Intramolecular: Exercícios Resolvidos
- Reações de Desidratação Intermolecular
- Desidrogenação, Desalogenação e Desidrohalogenação
Agora bora entender como esse tipo de reação acontece na prática!? 👇👇👇
Mecanismo da Reação de Desidratação Intermolecular
Para a desidratação é importante a presença de um catalisador que atua como agente desidratante, normalmente o ácido sulfúrico, e altas temperaturas, em torno de

Esse tipo de reação obedece à Regra de Saytzef, que diz que haverá maior tendência do hidrogênio sair do carbono menos hidrogenado! Então ali no mecanismo o hidrogênio eliminado é aquele ligado ao carbono menos hidrogenados e vizinho do que contém a hidroxila.

Na eliminação os átomos ou grupos de átomos de uma molécula são retirados ou eliminados da mesma, gerando um produto. A facilidade do álcool para sofrer a desidratação intramolecular segue a seguinte ordem decrescente:

Se a hidroxila estiver no meio da cadeia, como por exemplo no caso do 2-metil-pentan-3-ol o hidrogênio ligado ao carbono terciário terá maior facilidade para sair, devido ao seu caracter mais eletronegativo. Nesses casos, todos os compostos possíveis são formados, predominando a ordem de formação de álcoois terciários > álcoois secundários > álcoois primários!

Até agora só vemos o que acontece no álcool, mas e nos ácidos?
Então, é exatamente o mesmo mecanismo mas como produto no lugar do alceno tem-se a formação de um anidrido. Para acontecer a desidratação intramolecular de um ácido, é necessário que na sua estrutura tenham dois grupamentos carboxílicos (-COOH).

Como a molécula de água sai da própria molécula, a sua estrutura precisa conter as hidroxilas para que as mesmas possam, de acordo com o mecanismo, sair parcialmente formando a água. O oxigênio que perde o hidrogênio se liga ao carbono que perdeu a hidroxila e forma o anidrido.
É isso galerinha. Agora vamos praticar com exercícios?