Teoria

São reações que envolvem o aumento no estado de oxidação (nox) dos átomos presentes em uma moléculas. De uma forma geral tem-se sempre a substância orgânica (redutora) + subtância inorgânica (oxidante).

Durante a oxidação haverá o aumento do número de átomos de oxigênio ou a diminuição dos átomos de hidrogênio no composto orgânico.

As substâncias inorgânicas mais utilizadas como oxidantes são: KMnO4, K2Cr2O7, O3 e O2. Um exemplo bem conhecido de oxidação é a de álcoois, através da conversão de vinho em vinagre.

Oxidação de álcoois

Normalmente ocorre na presença de KMnO4 (permanganato de potássio) ou K2Cr2O7 (dicromato de potássio) em qualquer meio ou oxigênio do ar. O álcool pode ser caracterizado como primário, secundário ou terciário de acordo com o carbono o qual está ligado, certo? Certo! E o que isso tem a ver? TUDO.

Dependendo de qual álcool seja a reação de oxidação pode acontecer mais de uma vez e até mesmo nem acontecer. Olha o exemplo:

Então precisa ser estar atento(a) a isso!

Além disso, existem dois tipos de oxidação, se o carbono que sofre a oxidação ainda possui hidrogênios, dizemos que a sua oxidação foi branda ou parcial, como acontece no álcool primário com a formação do aldeído. Se a oxidação no carbono ocorre com a perda total de hidrogênios, dizemos que a oxidação é energética ou total, como acontece na formação do ácido carboxílico.

ATENÇÃO: álcoois terciários não apresentam hidrogênio ligado ao carbono que contém a hidroxila, logo, não é possível, produzir a carbonila.

Oxidação em Alcenos e Alcinos

A Oxidação Branda em alcenos é obtida usando-se uma solução diluída, neutra ou levemente básica de permanganato de potássio, conhecido como reativo de Baeyer. Como os alcenos apresentam dupla ligações em sua estruturas é justamente ela que terá uma de suas ligações rompida na reação, como já vimos no exemplo láááá no inicio.

OBS.: O emprego do símbolo [O] indica o emprego de um agente oxidante! Não se assuste com ele.

Já nos alcinos que possuem três ligações (tripla), durante a oxidação haverá a quebra de duas ligações a partir do aumento da quantidade do agente redutor! Repara no índice ao lado do [O] como aumenta de 1 para 2, comparando o exemplo acima com o de baixo.

Na Oxidação Energica é um pouquinho diferente porque há de fato o rompimento de TODAS as ligações. Nos alcenos, dependendo da posição da ligação dupla o produto se altera da seguinte forma:

- Carbono da dupla possui um hidrogênio: gera um ácido.

- Carbono da dupla possui dois hidrogênios: gera gás carbônico

- Carbono da dupla não possui hidrogênio: gera uma cetona.

Os alcinos seguem o mesmo raciocínio dos alcenos. Essa reação tem um meio diferente também, pois pode ser feita utilizando o permanganato de potássio ou o dicromato de potássio aquecido e em meio ácido. Num resuminho relacionando com o grau de insaturação do carbono, temos o seguinte:

Finalizamos oxidação, agora é praticar! 😊

Oxidação de álcoois

Oxidação em Alcenos e Alcinos