Explique a importância da suspensão a ser separada em um sedimentador ser injetada lentamente. Além disso, aponte qual parte do processo de sedimentação pode ser enxergado como escoamento em meio poroso e diga o porquê.
Passo 1
Vamos por partes. Primeiro temos que explicar porque temos que injetar a suspensão lentamente no sedimentador.
Lembra que o sedimentador separa os sólidos apenas pela força gravitacional? Além disso, sabemos que injetamos a suspensão continuamente por cima e as partículas vão “descendo” e acumulando no fundo do sedimentador enquanto o líquido limpo extravasa por cima.
Precisamos injetar a suspensão lentamente por que, do contrário, iria haver ressuspensão de partículas e não conseguiríamos obter líquido limpo. Tipo, pensa num copo de achocolatado. Se você deixa ele lá parado por muito tempo, acaba acumulando um líquido mais escuro no fundo, mas se você começa a movimentar muito o copo, ele vai se espalhando mais pra cima... é tipo essa ideia.
Passo 2
Quanto a parte de escoamento em meio poroso, ela ocorre justamente lá no final do sedimentador. Pensa só, lá na teoria vimos que injetamos a suspensão e os sólidos vão descendo e o líquido limpo vai subindo e extravasando por cima.
Logo que injetamos a suspensão, ok, ela está “diluída”, mas conforme os sólidos vão chegando mais pra baixo do sedimentador e já estão mais concentrados, o líquido contido nele tem cada vez mais dificuldade para passar pelos sólidos e subir. Chega um ponto que os sólidos estão tão concentrados, que é como um escoamento em meios porosos.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)