Monte as reações de neutralização pedidas abaixo:
- Neutralização total do ácido sulfrídrico com hidróxido de sódio.
- Neutralização parcial do ácido sulfídrico com hidróxido de sódio.
- Neutralização total do hidróxido de cálcio com ácido nítrico.
- Neutralização parcial do hidróxido de cálcio com ácido nítrico.
Passo 1
a) Pelo nome do ácido sulfídrico a gente vê que ele é um hidrácido. Ou seja, ele não tem oxigênio: é hidrogênio e enxofre e mais nada. Como enxofre é da família dos calcogênios, ele tem a forte tendência de formar ânions com carga . Por isso o sulfeto é o e o ácido sulfídrico é o .
E o hidróxido de sódio é o já conhecido nosso .
Como o tem dois prótons e o só tem uma hidroxila, a gente precisa de dois mols de pra neutralizar cada mol de . E a reação de neutralização total entre esses caras fica assim:
Passo 2
b) Na neutralização parcial do ácido, a gente não tem base suficiente pra fazer a neutralização total e acaba formando um hidrogenossal:
Passo 3
c) O hidróxido de cálcio é o , uma vez que o cálcio é da família dos metais alcalinos terrosos e seu cátion tem NOX fixo .
Já o ácido nítrico é formado a partir do ânion nitrato que, como você pode conferir na nossa tabelinha, é o . Logo, o ácido nítrico é o
A reação de neutralização total entre esses caras deve envolvere 2 moles de ácido nítrico para cada mol de hidróxido de cálcio, conforme:
Passo 4
d) E pra reação de neutralização parcial da base, a gente não tem ácido suficiente pra neutralizar todos os s da base e acaba formando um hidroxissal, assim:
Resposta
a)
b)
c)
d)