A sequência de fórmulas que representa, respectivamente, um hidrácido fraco, um hidrácido forte, uma base fraca, um óxido ácido e um óxido básico é:
- , , , ,
- , , , ,
- , , , ,
- , , , ,
- , , , ,
Passo 1
Termo por termo ali do enunciado:
Hidrácidos são o oposto dos oxiácidos, ou seja, são aqueles ácidos sem oxigênio.
Pela nossa tabela da teoria, tirando , todos os outros hidrácidos são fracos.
O hidrácidos fortes são apenas e.
As bases fracas são bases que não tenham metais alcalinos ou alcalinos terrosos (família 1 e 2).
Os óxidos a gente não estudou juntos, mas eles são substâncias formadas por 2 elementos onde um deles é o oxigênio e ele é o mais eletronegativo.
Óxidos básicos reagem com água formando bases e óxidos ácidos reagem com água formando ácidos.
Portanto, óxidos com elementos da esquerda da tabela são óxidos básicos e os com elementos da direita da tabela são óxidos ácidos.
Passo 2
Hora de juntar toda essa informação.
Considerando os itens onde a primeira substância é um hidrácido fraco, podemos descartar o item b, porque o é um hidrácido moderado, e o item d, com o , que é um oxiácido.
Prosseguindo, a, c e e seguem na disputa porque e são hidrácidos fortes.
Os itens a e c tem na posição de base fraca, então não conseguimos eliminar nenhum. Tá vendo que o item e tem aquele ? É uma base disfarçada! Quando ela entra em contato com a água ela forma o e vira essa base bem conhecida.
Já na posição de óxido ácido, para os itens a, c e e temos, respectivamente, , e . e são óxidos básicos, com metais das famílias 2 e 1, respectivamente. Então só sobra o , que é um óxido ácido porque forma um ácido ao reagir com água:
Já sabemos que a resposta certa é o item c. E pra confirmar, vemos que o é um óxido básico porque forma uma base ao reagir com água.
Resposta
c) , , , ,