Enunciado

  1. Os aparelhos de televisão e os sistemas de som consomem energia elétrica na sua operação. O que acontece com esta energia?

Estes equipamentos podem ser considerados máquinas térmicas?

O que a segunda lei da termodinâmica pode nos indicar sobre a operação destes equipamentos?

Passo 1

Tá ligado quando você usa muito um celular a ponto dele estar quente? Pois bem, aqui está a explicação.

Todo aparelho que consome energia elétrica tem dentro dele componentes elétricos como resistores, capacitores, indutores, transistores, além de trilhas onde a corrente passa e inevitavelmente eles transformam energia elétrica em calor, além de também transformar energia elétrica em energia luminosa (pela tela) e energia sonora.

Essa é a resposta para a primeira pergunta

Passo 2

Esses equipamentos podem ser considerados como máquinas térmicas? Não, pois não há realização de trabalho líquido sendo realizado, apenas conversão de energia elétrica em energia interna e com a agitação dos elétrons em um meio que não é 100 % condutor nós temos a produção de calor.

Mesmo que ele de certa forma aqueça nossas mãos ao tocar-los, mas é muito por que ocorre transferência de calor por condução, mas por não realizar trabalho em cima do ambiente ele não pode ser considerado uma máquina térmica entende?

E por termos perdas de energia por calor, então temos um processo irreversível (é como um atrito só que eletricamente falando), apenas um supercondutor corrigiria essa perda (teoricamente), e é isso que pode ser dito pela segunda lei da termodinâmica, que o sistema não é perfeito.

Resposta

Primeira pergunta: Explicação do passo 1

Segunda pergunta e terceira pergunta: Explicação do passo 2

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma vazão de 0,1k g / s de ar entra num compressor isolado na condição ambiente 100k P a ,20 ° C e sai a 200 ° C . Sabendo que a eficiência isoentrópica do compressor é 70 % , determine a pressão na s
Um trocador de calor com correntes paralelas é alimentado com 2k g / s de vapor de água saturado a 100k P a e com 1k g / s de ar a 200k P a e 1200K . O trocador de calor é bastante longo e os dois flu
Um bocal deve ser utilizado para fornecer uma corrente de ar a 20 ° C e 100k P a e que apresenta velocidade igual a 200m / s . Admitindo que a eficiência isoentrópica do bocal é igual a 92 % , determi
Um compressor adiabático é alimentado com C O 2 a 100k P a e 300K e descarrega a substência a 1000k P a e 520K . Determine a eficiência isoentrópica do compressor e a entropia gerada no processo.
Uma turbina adiabática, que apresenta eficiência isoentrópica igual a 70 % , é alimentada com ar a 50 ° C . A temperatura e a pressão na seção de descarga da turbina são iguais a - 30 ° C e 100k P a .