- Os aparelhos de televisão e os sistemas de som consomem energia elétrica na sua operação. O que acontece com esta energia?
Estes equipamentos podem ser considerados máquinas térmicas?
O que a segunda lei da termodinâmica pode nos indicar sobre a operação destes equipamentos?
Passo 1
Tá ligado quando você usa muito um celular a ponto dele estar quente? Pois bem, aqui está a explicação.
Todo aparelho que consome energia elétrica tem dentro dele componentes elétricos como resistores, capacitores, indutores, transistores, além de trilhas onde a corrente passa e inevitavelmente eles transformam energia elétrica em calor, além de também transformar energia elétrica em energia luminosa (pela tela) e energia sonora.
Essa é a resposta para a primeira pergunta
Passo 2
Esses equipamentos podem ser considerados como máquinas térmicas? Não, pois não há realização de trabalho líquido sendo realizado, apenas conversão de energia elétrica em energia interna e com a agitação dos elétrons em um meio que não é condutor nós temos a produção de calor.
Mesmo que ele de certa forma aqueça nossas mãos ao tocar-los, mas é muito por que ocorre transferência de calor por condução, mas por não realizar trabalho em cima do ambiente ele não pode ser considerado uma máquina térmica entende?
E por termos perdas de energia por calor, então temos um processo irreversível (é como um atrito só que eletricamente falando), apenas um supercondutor corrigiria essa perda (teoricamente), e é isso que pode ser dito pela segunda lei da termodinâmica, que o sistema não é perfeito.
Resposta
Primeira pergunta: Explicação do passo 1
Segunda pergunta e terceira pergunta: Explicação do passo 2