Enunciado
Termodinâmica - Sonntag, R.E. e Borgnakke, C. -Fundamentos da Termodinâmica- Ed: 1º - Capítulo 6.Problemas - Ex. 79
Um arranjo vertical cilindro-pistão contém de R-22 a , conforme mostrado na Fig. abaixo. Calor é transferido para o sistema, causando a elevação do pistão até que o mesmo encoste nos batentes, posição na qual o volume é o dobro do inicial. Calor adicional é transferido até que a temperatura e a pressão do R-22 atinjam os valores de e , respectivamente.
a. Qual é o título no estado inicial?
b. Calcule o calor transferido no processo global.
Passo 1
Fala pessoal, tudo certinho? vamos responder mais uma questão, então prepara o material e vamos responder!!
Nós temos os seguintes dados
A - De acordo com o estado 3, podemos determinar a energia interna específica do estado e o volume específico. Após determinarmos o volume específico do estado 3, ele será igual ao volume específico do estado 2, portanto o volume do estado 3 será igual ao volume do estado 2. Isso porque o processo 2-3 é o processo de volume constante e não há mais trabalho realizado. De acordo com o estado 3 na temperatura e a pressão , usando a tabela B.4.2 para o vapor superaquecido, fazendo a interpolação linear podemos determinar o volume específico e a energia interna específica:
Isolando o
E para a energia
Passo 2
Agora, podemos determinar o volume no estado 3:
E
Isolando o
Agora podemos encontrar o volume específico no estado 1:
Isolando o
Quanto à temperatura dada no estado 1, nós temos que , de acordo com a tabela B.4.1 podemos encontrar a qualidade da mistura:
Isolando o
Portanto,
Passo 3
B - A transferência de calor global pode ser calculada como a soma das 2 transferências de calor:
Quanto ao processo 1-2, podemos supor que ele está passando por um processo de pressão constante e a transferência de calor é igual ao trabalho realizado, pois é usado para aumentar o volume do refrigerante no cilindro fazendo com que o pistão se mova para cima. A pressão no estado 1, de acordo com a tabela B.4.1 é . Portanto, podemos concluir que a transferência de calor no processo 1-2 é:
Como determinamos dessa maneira, podemos calculá-lo agora como:
Substituindo os termos
Com isso, nós temos que
Passo 4
Agora, como a transferência de calor no processo 2-3 pode ser considerada como o processo de volume constante, podemos dizer que não há trabalho realizado, e todo o calor é usado para aumentar o nível de energia interna específica, ou seja:
Como , portanto, nós temos que . Em primeiro lugar temos que determinar a energia interna específica do estado 1 como, de acordo com a tabela B.4.1:
Substituindo os termos
Com isso,
Finalmente, a transferência de calor no processo 2-3 é:
A transferência global de calor é: