Enunciado

Um ciclo de turbina a gás tem dois estágios de compressão, com um intercooler entre os estágios. O ar entra no primeiro estágio a 100 kPa, 300 K. A razão de pressão em cada estágio do compressor é de 5 para 1, e cada estágio tem uma eficiência isentrópica de 82%. O ar sai do intercooler a 330 K. Calcule a temperatura na saída de cada estágio do compressor e o trabalho específico total necessário.

Passo 1

EAE GALERINHA, tudo sussa com vocês? Espero que sim! Bora pra cima! Pela equação 9.28:

Para a mudança a partir do trabalho, temos:

Passo 2

Portanto, o trabalho total é:

Resposta

T 2 = 513.7   K

T 4 = 565   K

w = 450.5   k J / k g

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Desenvolva uma expressão para a eficiência térmica de um ciclo Brayton ideal com um regenerador ideal de 100 % de efetividade. Considere calores específicos constantes à temperatura ambiente.
Repita o P r o b .9 – 129 , considerando uma eficiência de 84 % , para cada estágio do compressor, e uma eficiência de 88 % , para cada estágio da turbina.
Reelabore o P r o b .9 – 131 E , considerando que cada compressor tenha uma eficiência isentrópica de 85 % e que cada turbina tem uma eficiência isentrópica de 90 % .
Uma turbina a gás tem dois estágios ideais de compressão, expansão, resfriamento intermediário e reaquecimento. O ar entra no primeiro compressor a 13p s i ae60° F ; a razão de pressão total (em todos
Considere um ciclo de turbina a gás ideal com dois estágios de compressão e dois estágios de expansão. A razão de pressão de cada estágio do compressor e da turbina é 3 . Ar entra em cadaestágio do co