Determine a velocidade do som no ar a e utilizando a Equação 13.43 e as relações politrópicas. Admita que o ar se comporte como um gás perfeito.
Passo 1
Fala galerinha, tudo bom com vocês? Hoje iremos utilizar uma equação de um dos problemas anteriores, mais especificamente uma equação do problema 13.14: , tacando os dados necessários nessa equação encontraremos a velocidade que o enunciado deseja. DITO ISTO, bora seguir para o problema!
Passo 2
Primeiramente, para um gás ideal em um processo isentrópico, temos:
Aplicando isso na equação definida no Passo (1), obtemos:
Aplicando os valores numéricos estabelecidos no enunciado, temos:
QUESTÃO FINALIZADA COM SUCESSO! Fiquem bem e até a próxima!
Resposta
Exercícios de Livros Relacionados
Considere a velocidade do som definida pela Eq. 13.43. Determine a velocidade do som para água líquida a 20 ° C e 2,5M P a e para vapor d’água a 200 ° C e 300k P a utilizando as tabelas de vapor.
Admita que as propriedades de uma substância são uniformes em todas as direções e considere um pequeno paralelepípedo com volume V = L x L y L z . Mostre que a expansividade volumétrica, α p , é igual
A velocidade do som no cobre comercial a 25 ° C (veja a Tabela A.3) é próxima de 4800m / s . Determine, nestas condições, a compressibilidade adiabática do cobre.
Desenvolva uma expressão para a relação entre a temperatura e a pressão, num processo isoentrópico, que inclua apenas o comportamento p - v - T e o calor específico a pressão constante da substância.
Utilize a relação de Gibbs d u = Td s - Pd v e uma das relações de Maxwell para encontrar uma expressão para ∂ u ∂ p T que só envolva as propriedades p , v e T . Qual é o valor desta derivada para um