A fração em peso de um componente em uma mistura de diversas substâncias é definida como o peso do componente somente, dividido pelo peso total da mistura. Qual é a relação entre a fração em peso e a fração mássica?

Passo 1

Fala aí galera do Responde aí, bora fazer mais uma questão de Termodinâmica para ficarmos experts na matéria.

As definições para a fração mássica, peso e frações de peso são, respectivamente:

f m á s s i c a = m i m t

W = m g

f p e s o = W i W t

Como o sistema total consiste em uma unidade de massa, a massa do i-ésimo componente nessa mistura é m i . O peso deste componente é então:

W i = g f m á s s i c a

Portanto, a fração de peso desse componente é:

f p e s o = g f m á s s i c a ∑ g f m á s s i c a   = f m á s s i c a

f p e s o = f m á s s i c a

O que faz sentido, pois a gravidade é constante, logo, se multiplicarmos o numerador e o denominador da fração mássica pela gravidade para transformar em fração em peso, temos o mesmo valor, pois cortamos a gravidade.

Resposta

f p e s o = f m á s s i c a

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

13 – 27 C Explique como uma mistura de gases ideais pode ser tratada como uma substância pseudopura usando a regra de Kay.
13 – 32 Ar e uma mistura de combustível de hidrocarboneto são queimados para produzir os seguintes produtos de combustão :0,75k m o ld eC O 2 ,1,66k m o ld eH 2 Oe5,65k m o ld eN 2 . Considerando que
13–19C Qual é a diferença entre a pressão componente pressão parcial? Quando elas são equivalentes?
13–18C Como é expresso o comportamento P - v - T de um componente em uma mistura de gases ideais? Como é expresso o comportamento P - v - T de um componente de uma mistura de gases reais?
13 – 28 Contaminantes atmosféricos são muitas vezes medidos em partes por milhão (em volume). Qual seria a pressão parcial do r e f r i g e r a n t e - 134 a no ar atmosférico a 100k P a e20° C necess