Um motor de automóvel é alimentado com ar a e descarrega o ar no ambiente a . O motor não consome combustível e produz um certo trabalho. Analise este motor com a primeira e a segunda lei da termodinâmica. É possível construir este motor?
Passo 1
Fala galera, tudo bom?
Temos um motor que é alimentado com um reservatório de alta temperatura, realiza trabalho na mesma proporção do reservatório inicial e não consome combustível.
Nosso trabalho é analisar se é possível criar este motor sobe a primeira lei e depois a segunda lei da termodinâmica.
Passo 2
Para primeira da termodinâmica, temos que a primeira lei refere-se ao princípio da conservação de energia de um sistema, em que, toda energia fornecida ao motor será convertida em trabalho.
Como a primeira lei da termodinâmica apenas aborda que um motor deve realizar trabalho com um único reservatório de energia. Portanto, para primeira lei este motor pode ser construído.
Passo 3
Para segunda lei ida termodinâmica, temos que ela é abordada pelo princípio
Seguindo o enunciado de Kelvin – Planck, você pode encontrar na página 182 do livro.
Este enunciado estabelece que: é impossível construir um motor térmico que sua operação receba uma determinada quantidade de calor de um corpo em alta temperatura (calor fornecido) e produza uma igual quantidade de trabalho.
A única alternativa é que alguma quantidade de calor deve ser transferida do fluido de trabalho de baixa temperatura (combustível), com isso combustível explode e renova o ciclo do motor.
Portanto, este motor não respeita a segunda lei da termodinâmica.
Resposta
O motor pode ser construído sobe a primeira lei, mas, não sobe a segunda lei.