Propano líquido () entra em uma câmara de combustão a a uma taxa de , onde é misturado e queimado com de excesso de ar que entra na câmara de combustão a . Considerando que os gases de combustão consistem em , , , e que saem a e , determine (a) a composição de equilíbrio dos gases do produto e (b) a taxa de transferência de calor da câmara de combustão. É razoável desprezar a presença de nos gases do produto?
Passo 1
Diz aê, tudo bem? Nesse problema precisamos determinar a composição de equilíbrio dos gases do produto e a taxa de transferência de calor da câmara de combustão.
(a) Aqui faremos da seguinte maneira:
Considerando de , a equação de combustão estequiométrica pode ser escrita como,
onde é o coeficiente estequiométrico e é determinado a partir do balanço de
Em seguida, a equação de combustão real com excesso de ar de e um pouco de nos produtos pode ser escrita como,
Após a combustão, não haverá presente na câmara de combustão e o atuará como um gás inerte. A equação de equilíbrio entre , e pode ser expressa como,
, onde
Agora relacionamos com a constante de equilíbrio:
Onde,
Logo, temos:
Da Tabela A- a . Assim, . Substituindo na equação da constante de equilíbrio,
Então a equação de combustão pode ser expressa como:
E a composição de equilíbrio:
Passo 2
(b) A transferência de calor para este processo de combustão é determinada a partir do balanço energético de fluxo constante:
Supondo que o ar e os produtos de combustão sejam gases ideais, temos . De acordo com as Tabelas, do propano líquido é obtida adicionando a a 25 ° C à de propano gasoso. Então temos
A vazão mássica de pode ser expressa em termos dos números molares como,
Por fim, a taxa de transferência de calor é:
A constante de equilíbrio para a reação é , o que é muito pequeno. Isso indica que a quantidade de formada durante esse processo será muito pequena e pode ser desconsiderada.
Resposta
(a)
(b)
A quantidade de formada durante esse processo será muito pequena e pode ser desconsiderada.