A temperatura máxima encontrada nos ciclos da potência das centrais elétricas que consomem carvão é próxima de enquanto que a temperatura máxima encontrada nas turbinas a gás é . Nós devemos substituir todas as centrais a carvão por turbinas a gás?
Passo 1
Fala pessoal, beleza?
Temos que determinar se as turbinas que consome carvão deveriam ser substituídas a turbinas a gás, devido a sua capacidade de temperatura superiores.
A eficiência térmica é limitada pela eficiência do motor térmico de Carnot. Portanto, assim como as turbinas a gás possuem sua vantagem de chegarem em altas temperaturas, para isto, é necessário muito mais combustível para o feito.
Mas vamos analisar um pouco mais.
Passo 2
Para capacidade de altas temperaturas também é necessário um sistema a baixa temperatura também é importante. A usina tem que ter temperatura no condensador (reservatório de rejeição) muito menor comparada com a as turbinas de carvão. Isso é tão impactante, de modo que as turbinas a gás não tem uma eficiência maior do que a usina.
Passo 3
As turbinas a gás são usadas em usinas de energia onde podem cobrir a potência de pico, demandas necessárias para períodos de tempo mais curtos e sua exaustão de alta temperatura pode ser usado para ferver água adicional para o ciclo de vapor.
Portanto, é uma questão de qual é melhor e sim qual deve ser utilizado para cada demanda, situação e local que a usina se encontra.
Resposta
A resposta está no passo 3