Um engenheiro estudando um sistema de leitos fluidizados se depara com um problema de calcular a velocidade de uma partícula se movimentando em um meio líquido, para esse problema ele quer utilizar de seguinte equação:
Onde o é chamado de coeficiente de arraste,e seu valor depende de um grupo adimensional chamado Reynolds que é definido por
E empiricamente existem diversas equações para o mas para o problema ele irá utilizar as seguintes equações:
A primeira equação é válida para Reynolds menores que 0,1 e a outra para Reynolds até 1000, seguindo essas informações na hora de montar o código para o cálculo dessas velocidades quais variáveis devem se tornar globais? (Justifique sua resposta)
Passo 1
A questão em si ela apresenta um problema altamente complexo de engenharia que é a estimativa de velocidade terminais, porém ela apenas pede das variáveis do problema quais devem se tornar globais e justificar a resposta.
Para saber quais variáveis devem se tornar globais devemos lembrar das definições, uma variável global é aquela variável que após a função ser executada ela é armazenada na workspace.
Já a variável local após a função ser executada ela não se armazena na workspace, logo o seu valor se perde.
Passo 2
Agora que as definições estão claras devemos lembrar do seguinte, para que eu preciso armazenar uma variável na workspace?
Devemos armazenar na workspace para que a variável possa ser utilizada dentro do código em diversas etapas, como podemos ver teremos testes lógicos a depender das velocidades do fluido pois o Cd depende dessas velocidades.
Ao mesmo tempo, a depender do Dp, viscosidade e massa específica o teste lógico pode dar um valor diferente, além do mais a saída de dados seria conveniente explicitar quais condições que geram aquelas velocidades.
Então as variáveis que deveriam se tornar globais seriam:
Pois elas são utilizadas com bastante frequência nas equações que irão compor os códigos.
Resposta
Ei, a resposta está no passo a passo :)