Determine a função de transferência de do sistema abaixo:
Passo 1
Partiu domar essa bichão?
Primeiramente a gente vai ter queprocurar por lugares onde a gente não vai ter muita dificuldade de simplificar, e logo de cara a gente consegue ver que em dois pontos da nossa malha existem dois blocos em série que a gente consegue juntar em um só:
Passo 2
Opa! Dois blocos em série assim dando bobeira? A única coisa que a gente precisa fazer é juntar os dois em um só e multiplicar as funções de transferência deles:
Passo 3
Estamos avançando! Agora precisamos continuar procurando por possíveis pontos de simplificação, e a gente consegue perceber que existe um ponto onde existem blocos em paralelo se somando:
Nesses casos, a gente pode unir esses dois blocos em um só onde a função de transferência será a soma das duas funções de transferência. Assim ó:
Como o denominador é o mesmo, a gente só precisou somar os numeradores. A nossa malha tá assim agora:
Passo 4
Agora então a gente tem uma malha de realimentação e um bloco solto. Vamo cuidar da malha de realimentação primeiro então:
A malha de realimentação é sempre um quociente onde o numerador é o “caminho direto” e o denominador é o “caminho do loop”, sempre com o sinal trocado em relação ao sinal do loop (eu vou falar isso 300 vezes até você guardar RÁRÁ). Então:
Passo 5
Tamo perto do fim! Vamo ver como tá nosso diagrama agora:
Agora é só partir pro abraço! Dois blocos em série assim, a gente só precosa multiplicar, então:
Ou:
GG!