Enunciado

Em cada um dos problemas 19 a 34, determinar o vértice, o foco, uma equação para a diretriz e uma equação para o eixo da parábola de equação dada. Esboçar o gráfico.

32)   y = 4 x - x 2

Passo 1

Neste exercício, devemos determinar o vértice, o foco, a diretriz e uma equação para o eixo da parábola. Em seguida, esboçaremos o gráfico da função com o software Geogebra. A equação é: y = 4 x - x 2 .

Começaremos o exercício trabalhando com a equação e em seguida compararemos com as equações genéricas da parábola, e então encontraremos os valores desejados. Vamos lá? Aposto que vocês conseguem!

Passo 2

Sabendo que as equações genéricas da parábola são do tipo x - h 2 = 2 p ( y - k ) para quando o eixo da parábola é paralelo ao eixo y , ou então y - k 2 = 2 p ( x - h ) para quando o eixo da parábola é paralelo ao x , iremos reescrever a equação do exercício e comparar com as duas possibilidades:

y = 4 x - x 2

x 2 - 4 x + 4 = - y + 4

x - 2 2 = - ( y - 4 )

Passo 3

Podemos observar que a equação reescrita no passo anterior é similar à equação da parábola com eixo paralelo ao eixo y . Por comparação com a equação genérica x - h 2 = 2 p ( y - k ) , obtemos:

h = 2

k = 4

p = - 1 2

Passo 4

Agora, o vértice é dado pelas coordenadas V = ( h ,   k ) . Assim, temos:

V = ( 2 ,   4 )

Passo 5

Como a equação é paralela ao eixo y , devemos ter a coordenada de x do foco igual à coordenada x do vértice. Por outro lado, a coordenada y é encontrada somando p 2 a coordenada k do vértice, ou seja:

y F = k + p 2

y F = 4 - 1 4

y F = 15 4

Portando, o foco é: F = 2 , 15 4 .

Passo 6

A diretriz é encontrada subtraindo p da coordenada y do foco. A parábola possui eixo paralelo ao eixo y , logo, a diretriz deve ser do tipo y = k - p . Este valor será:

y = k - p

y = 15 4 - - 1 2

y = 17 4

Por fim, devemos encontrar a equação para o eixo da parábola dada. Como esta equação é paralelo ao eixo y (eu sei que já falei isso várias vezes), a equação deste eixo passa pela coordenada x do foco, logo, esta equação deverá ser:

x - 2 = 0

Passo 7

Com o auxílio do software Geogebra, plotamos o gráfico da função x - 2 2 = - y - 4 .

Resposta

V = 2 ,   4 ,     F = 2 , 15 4 ,     y = 17 4 ,     x - 2 = 0

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Seja P uma parábola. Determine o lugar geométrico dos pontos X para os quais existem duas retas tangentes a P que contém X e são perpendiculares.
Sejam E : x 2 / a 2 + y 2 / b 2 = 1 uma elipse e H : x 2 / m 2 - y 2 / n 2 = 1 uma hipérbole confocais, isto é, mesmos focos. Prove que: E ∩ H contém exatamente quatro pontos; Em cada ponto T da inter
Sejam F o foco, p o parâmetro e r a diretriz de uma parábola P . Prove que ( a ) Q pertence a região focal de P se, e somente se, d Q , Fd ( Q , r ) ( b ) Q pertence a região côncava determinada por P
Uma partícula desloca-se ao longo da parábola P : y 2 = 4 p x( p0 ) , e sua velocidade em cada ponto ( h , k ) é igual ao vetor tangente t → = ( k , 2 p ) nesse ponto,(a) Quais são os valores máximo e
Seja P a parábola de equação y 2 = 4 p x( p0 ) ( a ) Prove que, se o vetor u → = ( m , n ) não é paralelo ao eixo da parábola, existe e é única a reta tangente a P paralela a u → . Determine o ponto d