Sejam

as coordenadas de um ponto P em relação ao sistema de coordenadas

e

em relação ao sistema de coordenadas S = { O , U 1 , U 2 , U 3 } . Suponha que temos a seguinte relação:

Quais são os vetore U 1 , U 2 e U 3 ?

Passo 1

Eaew, tudo em cima contigo?

Resolver esta questão requer entender o que significa ser uma base de um sistema de coordenadas. Os números que temos dentro da matriz do enunciado são relacionados a relação entre um novo sistema de coordenadas e o sistema de coordenadas original. Mas, se analisarmos os vetores de base ortonormal através do próprio sistema, ele se enxergará da forma:

Portanto, podemos utilizar a relação do enunciado para encontrar o formato destes vetores na base canônica do sistema original, que é exatamente a relação dada no enunciado! Saca só!

Passo 2

Se aplicarmos os vetores U ' 1 ,   U ' 2   e   U ' 3 , temos:

e da mesma forma. para os outros vetores, temos:

Precisamos calcular os produtos matriciais e temos então o nosso resultado!

Passo 3

Fazendo o produto para cada um dos vetores, temos:

Aí estão nossos três vetores! A questão foi isso, te vejo na próxima!! Tchauzinho!

Resposta

Ao longo dos passos!

Exercícios de Livros Relacionados

Nos Exercícios 1-4, encontre as equações vetoriais e paramétricas da reta contendo o ponto e paralela ao vetor.2. Ponto: 2 , - 1 ; vetor: v = ( - 4 , - 2 )
Nos Exercícios 5-8, use a equação da reta dada para encontrar um ponto na reta e um vetor paralelo à reta.6. ( x , y , z ) = ( 4 t , 7 ,4 + 3 t )
Nos Exercícios 9-12, encontre as equações vetoriais e paramétricas do plano contendo o ponto e paralelo aos vetores.9. Ponto: - 3 , 1 , 0 ; vetores: v 1 = 0 , - 3 ,6 e v 2 = - 5 ,1 ,2
Nos Exercícios 1-4, encontre as equações vetoriais e paramétricas da reta contendo o ponto e paralela ao vetor.1. Ponto: - 4,1 ; vetor: v = ( 0 , - 8 )
Nos Exercícios 13-14, encontre as equações vetoriais e paramétricas da reta em R 2 que passa pela origem e é ortogonal a v .15. v = 4,0 , - 5