Enunciado
Álgebra Linear e Geometria Analítica - Vetores e uma iniciacao a geometria analitica mello e watanabe- Ed: 2º - Capítulo 2.Exercícios Propostos - Ex. 3
Verdadeiro ou falso. Explique.
- implica que A, B e C são colineares.
- Se os 4 pontos A, B, C, e D são não coplanares, então os vetores e também são não coplanares.
- Na figura, . Os vetores , e são coplanares.
Passo 1
- Vamos começar relembrando a definição de pontos colineares. Pontos colineares são pontos que pertencem a uma mesma reta. Nesse item, temos uma reta que vai de A a C, mas não necessariamente passa pelo ponto B. Na figura abaixo, temos um exemplo onde isso ocorre.
- Como os pontos A,B,C e D não são coplanares, quer dizer que, pelo menos um dos pontos, não está no plano que contém os demais. Na figura abaixo, somente o ponto A não pertence ao mesmo plano que B,C e D, o que significa que os quatro pontos são não coplanares.
- A figura em questão é a seguinte:
Assim, A,B e C não são colineares. Falso
Passo 2
Agora vamos desenhar os vetores e .
Nesse caso, conseguimos ver claramente que e estão num mesmo plano. Logo, a afirmação é falsa.
Passo 3
Embora não pareça, , e estão contidos num mesmo plano. Veja só a figura seguinte:
Vemos que existem vários planos paralelos que contém , e , logo eles são coplanares e a afirmação é verdadeira.
Resposta
- Falsa
- Falsa
- Verdadeira
Exercícios de Livros Relacionados
16 No tetraedro ABCD, sejam M, N e P, respectivamente, os pontos médios de BD, CD, e AC, e G o baricentro do triângulo MNP.Exprima B G → como combinação linear de B A → ,B C → ,B D → . Calcule m para
Verifique se o vetor U é combinação linear (soma de múltiplos escalares) de V e W : (a) V = 5 , 4 , - 3 , W = ( 2 , 1 , 1 ) e U = ( - 3 , - 4 , 1 )
Verifique se o vetor U é combinação linear (soma de múltiplos escalares) de V e W : (a) V = 9 , - 12 , - 6 , W = ( - 1,7 , 1 ) e U = ( - 4 , - 6,2 )
Considere dois vetores V e W tais que V = 5 e W = 2 e o ângulo entre V e W é 60 ° . Determine como combinação linear de V e W x V + y W : (a):Um vetor X tal que X . V = 20 e X . W = 5 .
Verifique que o polinômio t 2 + 2 t + 7 é combinação linear (soma dos múltiplos escalares) de t 2 + 1 e t + 3 .