35) No estudo de ecossistemas, o modelo predador-presa é muitas vezes usado para estudar a interação entre as espécies. Considere uma população de lobos da tundra, dada por , e caribu, dada por , no norte do Canadá. A interação foi modelada pelas equações:
(a) Que valores de e correspondem às populações estáveis?
(b) Como representar matematicamente a afirmação: “O caribu está extinto? ”.
(c) Suponha que , , e . Encontre todos os pares que levam a populações estáveis. Segundo esse modelo, é possível para as espécies viverem em harmonia, ou uma ou as duas espécies acabarão por se extinguir?
Passo 1
Fala aí, pessoal! 😎
Nesse problema foi dada duas funções ( e ) que correspondem a populações de dois animais e foi dado que a taxa de variação dessas espécies são dadas por
Dessa forma, queremos determinar e que correspondem a populações estáveis e supondo valores de , , e é possivel que haja harmonia entre as espécies.
Parece complicado, não é? 👀
Para que as espécies sobrevivam, nenhuma das funções e devem tender a .
Veja só! 😬
Passo 2
Item a:
A população permanece estável quando não cresce nem decresce, ou seja, não varia, permanece constante. Se a população é uma função constante, sua derivada em função do tempo é nula. Logo, a população estável nas espécies corresponde à e
Item b:
Representar isso matematicamente é afirmar que a população é nula, ou seja, .
Passo 3
Item c:
Se as duas populações são estáveis, ou seja, e , então:
Temos um sistema homogêneo. Como todo sistema linear desse tipo aceita a solução trivial, então já temos um par que é .
Agora, para :
Portanto, o único outro par possível é . Então é possível que as duas espécies convivam em harmonia, sem serem extintas.
E aí! O que achou? Responde Aí! 😉
Resposta
(a) A população estável nas espécies corresponde à e
(b) Representar isso matematicamente é afirmar que a população é nula, ou seja, .
(c) Um par é é e o único outro par possível é . Então é possível que as duas espécies convivam em harmonia, sem serem extintas.