Enunciado

74. Texto. Escreva um parágrafo curto descrevendo as várias maneiras pelas quais a integração e a derivação podem ser vistas como processos inversos. (Discuta ambas as integrais, definidas e indefinidas.)

Passo 1

Uma forma um pouco intuitiva de se olhar as operações como inversas é pensar no seguinte exemplo:

Suponha que uma partícula viaja em uma linha reta com sua posição dada por x(t) onde t é o tempo. A derivada desta função é igual a variação infinitesimal em x pela variação infinitesimal do tempo (pois a própria derivada é está em função do tempo). Como sabemos, a variação da posição com relação ao tempo é a velocidade, ou seja:

d x d t = v t ↔ d x = v t d t Se nós somarmos todas as pequenas variações d x , obteriamos nosso ∆ x , que por sua vez é igual a soma dos valores infinitesimais da velocidade pelas variações de tempo, e essa operação de somar pequenas variações corresponde a integração(pela definição de integral). Por este processo de integração, conseguimos recuperar uma função a partir de sua derivada.

E da mesma forma, podemos diferenciar o resultado obtido para chegar no ponto de onde partimos.

Resposta

Texto acima.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

31-34. Use o Teorema 5.5.5 para calcular as integrais dadas.32. b) ∫ 0 π 2 1 2 - cos ⁡ x d x
13-30. Calcule a integral usando a Parte 1 do Teorema Fundamental do Cálculo.22. ∫ 0 π 3 2 x - sec ⁡ x tan ⁡ x d x
13-30. Calcule a integral usando a Parte 1 do Teorema Fundamental do Cálculo.30. ∫ π 6 π 2 x + 2 s e n 2 x d x
31-34. Use o Teorema 5.5.5 para calcular as integrais dadas.31. a) ∫ - 1 1 2 x - 1 d x
35-36. É dada uma função f x definida por partes num intervalo. Nestes exercícios: a) use o Teorema 5.5.5 para encontrar a integral de f x no intervalo; b) encontre uma antiderivada de f x no interval