Cabos de pontes suspensas pendurados em parábolas O cabo de ponte suspensa exibido na figura a seguir suporta uma carga uniforme de w libras por pé horizontal. Pode ser demonstrado que, se H é a tensão horizontal do cabo na origem, então a curva do cabo satisfaz a equação:

d y d x = w H x

Mostre que o cabo é pendurado em uma parábola resolvendo essa equação diferencial sujeita à condição inicial de que y = 0 quando x = 0.

Passo 1

Fala queridos, tudo bom com vocês? Prontos para detonar mais uma questãozinha? Bora! Dentro do parâmetro para a distribuição de carga em função de y , temos que:

y = ∫ w H x d x = w H x 2 2 + C

Agora vamo analisar: quando y = 0 , temos também que x = 0 . (no centro da ponte). Dessa forma, aplicando no que acabamos de achar:

y = w H x 2 2 + C

0 = w H 0 2 2 + C

Logo,

C = 0

O que resolve a equação. Dessa forma,

y = w H x 2 2 é a equação do cabo.

Resposta

y = w H x 2 2

Exercícios de Livros Relacionados

Encontre uma equação para a cônica que satisfaça as condições dadas 45-Hipérbole, focos ( 1,3 ) e ( 7,3 ) , vértices ( 2,3 ) e ( 6,3 )
Encontre uma equação para a cônica que satisfaça as condições dadas:Elipse, focos ( ± 2,0 ) , passando por ( 2,1 )
Encontre uma equação para a cônica que satisfaça as condições dadas.41-Elipse, centro ( 2,2 ) , focos ( 0,2 ) , vértice ( 5,2 )
Encontre uma equação para a cônica que satisfaça as condições dadas.46-Hipérbole, focos ( 2 , - 2 ) e ( 2,8 ) , vértices ( 2,0 ) e ( 2,6 )
Encontre os vértices, os focos e as assíntotas da hipérbole e esboce seu gráfico. 16 x 2 - 9 y 2 + 64 x - 90 y = 305