Considere a situação no Exercício 51 se o custo de colocar um cano debaixo do rio for consideravelmente mais alto do que o custo de colocar um cano por terra ( U S   $   400.000   m i l ). Você pode suspeitar que, em alguns casos, a distância mínima possível sob o rio deve ser usada e P deve estar localizado a 6   k m da refinaria, diretamente em frente aos tanques de armazenamento. Mostre que esse nunca é o caso, não importa qual seja o custo "abaixo do rio".

Passo 1

Fala aí! tudo certinho?

Nesse problema temos que voltar na historinha do exercicio 51 mais uma vez para mostrar que o caso de construir o óleoduto 6 k m a leste até a frente dos tanques e cruzar o rio perpendicularmente nunca será o caminho mais barato.

Parece complicado?

Caso você não se lembre desse exercicio, não se preocupe... temos uma refinaria à margem de um rio que tem 2 k m de largura. A 6 k m a leste, do outro lado do rio, ficam os tanques de armazenamento. Nosso objetivo é construir um oleoduto que ligue a refinaria até os tanques.

O custo de construção do oleoduto sobre a terra é de $ 400.000 e o custo de construção sob o rio é R . Vamos reciclar do exercicio 51 a equação que relaciona o custo com a distância x e aplicar a metodologia dos pontos críticos (derivando e igualando a 0 ).

Saca só!

Passo 2

A função custo é dada pela distância percorrida à margem multiplicada pelo custo do trecho por terra mais a distância construída sob o rio multiplicada pelo custo do trecho submerso.

C x = 4 00.000 6 - x + R x 2 + 4

A equação do custo C , em $100.000, é dada por:

C x = 4 6 - x + R x 2 + 4

Onde R é o custo em $ 100.000 / k m de colocar a tubulação sob o rio.

Vamos encontrar o valor crítico de x através da primeira derivada da função custo:

Pela regra da cadeia, temos

C ' x = d 4 6 - x + R x 2 + 4 d x = 4 d 6 - x d x + R d x 2 + 4 d x

C ' x = - 4 + R x x 2 + 4

Tranquilo até aqui?

Passo 3

Igualando C ' x a 0 para encontrar o ponto crítico

C ' x = 0 → - 4 + R x x 2 + 4 = 0

R x = 4 x 2 + 4

Elevando os dois lados ao quadrado para simplificar a raiz

R 2 x 2 = 16 x 2 + 64

R 2 - 16 x 2 = 64

Isolando x

x 2 = 64 R 2 - 16

x = 8 R 2 - 16

Como podemos ver, mesmo o preço R tendendo a infinito, x nunca será exatamente igual a zero. Portando o caminho “reto” nunca será o mais barato.

E aí! o que achou? Responde Aí!

Resposta

x = 8 R 2 - 16

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Quando é removida a força eletromagnética de um circuito elétrico simples, sem capacitores, mas tendo indutores e resistores, a taxa de decaimento da corrente é proporcional à corrente. A corrente é i
A mortalidade no inverno de certa espécie de animal selvagem numa dada região do hemisfério norte apresenta uma taxa proporcional ao número de indivíduos presentes em qualquer momento. Havia 2.400 ind
Ache os juros percebidos no investimento de $ 500 ao final de um ano, se a taxa de juros anual for de 10% compostos continuamente.
Um empréstimo de $ 1000 deve ser pago em um único pagamento, ao final de um ano. Se a taxa de juros for 8% compostos continuamente, determine:a)A quantia total a ser paga.
Refira-se ao exercício 23. Suponha que um arqueólogo tenha determinado que a quantidade de C 14 presente no fóssil seja 25% da quantidade original. Usando o fato de que a meia-vida do C 14 é de 5600 a