1. Determine a linearização de f x = log 3 ⁡ x   em x = 3. Depois, arredonde seus coeficientes para duas casas decimais.
  2. Trace em um mesmo gráfico a linearização e a função para 0 ≤ x ≤ 8   e   2 ≤ x ≤ 4 .

Passo 1

  1. A linearização de uma função diferenciável é dada por:

L x = f a + f ' a x - a

Nesse caso temos: f x = log 3 ⁡ x ,   f 3 =   1

f ' x = 1 x   l n ⁡ ( 3 ) ,   f ' ( 3 ) = 1 3   l n ⁡ ( 3 )

Daí: L x = 1 + 1 3 ln ⁡ 3 ( x - 3 )  

Arredondando: L x = 1 + 0,30 ( x - 3 )

Passo 2

Gráfico:

Veja que as funções se tornam indistinguíveis no ponto (3,1). Isso mostra que a linearização está correta.

Resposta

Ei, a resposta está no passo a passo :)

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Estime o volume do material presente em uma embalagem cilíndrica de 30 polegadas de altura, 6 polegadas de raio e 0,5 polegada de espessura.
O diâmetro de uma árvore era de 10 polegadas. No ano seguinte, a circunferência aumentou 2 polegadas. Qual foi a variação aproximada do diâmetro da árvore? E da área da seção transversal?
A quantidade de trabalho realizado pela principal câmara de bombeamento do coração, o ventrículo esquerdo, é dada pela equação W = P V + V δ v 2 2 g em que W é o trabalho por unidade de tempo, P é a p
O raio r de um círculo é medido com um erro de no máximo 2%. Qual é a porcentagem de erro máxima correspondente no cálculo da:a. circunferência do círculo? b. área do círculo?
Quando o comprimento L do pêndulo de um relógio é mantido constante por meio do controle de sua temperatura, o período T do pêndulo depende da aceleração g da gravidade. O período variará um pouco à m