Enunciado

Esboce a curva com a equação polar dada, esboçando primeiro o gráfico de r em função de θ nas coordenadas cartesianas

r = s e n θ 2

Passo 1

A primeira coisa que vamos fazer é desenhar um plano cartesiano onde o eixo horizontal é o θ e o vertical o r . A amplitude da função é de 1 , logo - 1 ≤ r ≤ 1 . Ao multiplicarmos θ por 1 2 esticamos o gráfico horizontalmente pelo fator de 2 . Dividindo 2 π por 1 2 , nós obtemos o período:

p e r í o d o = 2 π 1 / 2 = 4 π

.

Passo 2

Nós podemos calcular alguns pontos para ajudar a esboçar o gráfico polar. Usando o incremento de π 4 , conseguimos os seguintes valores:

Do gráfico cartesiano e da tabela, nós podemos ver que uma cardioide é desenhada de 0 a 2 π , com a parte maior para a esquerda.

Já de 2 π a 4 π , por conta do valor negativo de r , outra cardioide aparece com a parte maior para a direita.

O desenho completo pode ser visto abaixo.

Resposta

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Encontre equações paramétricas para a trajetória de uma partícula que se move ao longo do círculo x 2 + y - 1 2 = 4 Três vezes no sentido anti-horádio, a partir de ( 2,1 ) .
Encontre equações paramétricas para a trajetória de uma partícula que se move ao longo do círculo x 2 + y - 1 2 = 4 Uma vez no sentido horádio, a partir de ( 2,1 ) .
Trace a curvax = y - 3 y^3 + y^5
Use os gráficos de x = f ( t ) y = g ( t ) Para esboçar a curva paramétrica x = f ( t ) y = g ( t ) Indique com setas a direção na qual a curva é traçada à medida que t aumenta.
Associe os gráficos das equações paramétricas x = f ( t ) y = g ( t ) Em a - ( d ) com as curvas paramétricas rotuladas de I - I V . Justifique.