Se, no exercício 22, somente metade da água deve ser bombeada para cima do tanque, ache o trabalho.
Passo 1
Temos no exercício 22 um tanque em forma de cone circular reto invertido de 8 m de diâmetro e com altura de 10m, cheio de água até a altura de 9 m. Sabemos que o trabalho realizado para levantar uma massa de água em uma altura é dado por , sendo a massa de água e o valor da aceleração da gravidade. Devemos então integrar a expressão , com sendo a massa de um disco de água de altura infinitesimal , para obtermos qual o trabalho que deve ser feito para erguer metade da água do tanque até o topo.
Passo 2
Vamos colocar o o eixo vertical orientado pra cima com origem no fundo do tanque. Primeiro precisamos saber até que altura está a metade da água do tanque. O volume de um cone é dado por , sendo a altura do cone e seu raio. Mas , e podemos achar em função de por semelhança de triângulos, como mostra a figura.
O volume fica então . O volume total da água é então .
Passo 3
Agora que sabemos o volume total de água, podemos achar a partir de que altura a água será bombeada. Como e :
Então devemos integrar o trabalho infinitesimal de até .
Passo 4
Agora devemos achar a massa de um disco de água que está a uma altura m do fundo do tanque. Ele terá uma altura infinitesimal e um raio encontrado no passo 2. Seu volume será então . Sendo a densidade da água, temos então . Além disso, se o elemento está a uma altura do fundo, será levantado uma altura de . O trabalho infinitesimal realizado é então:
Passo 5
Agora podemos integrar para obter :
Se g = 9,81 m/s², temos