Nos exercícios de 1 a 12, ache os extremos absolutos da função dada no intervalo indicado, se houver algum, e ache os valores de x nos quais os extremos absolutos ocorrem. Faça um esboço do gráfico da função no intervalo.
Passo 1
Seja . Logo são raízes.
Passo 2
Vamos calcular :
Como , temos que o sinal de depende apenas do sinal de . Logo:
Se
Além disso, para x = 1 e x = 0.
Passo 3
Calculando teremos:
Daí, tiramos que:
Passo 4
As raízes de são 0 e . Com isso, temos que:
- Se ;
- Se ;
- Se ;
Passo 5
Passo 6
Passo 7
Vejamos que, verificando os extremos do domínio da função, . Assim, 2 é um máximo absoluto. E além disso, , ou seja, é um valor de mínimo absoluto.
Resposta
Gráfico:
E os valores de máximo e mínimo absoluto são, respectivamente,
Exercícios de Livros Relacionados
Encontre os valores máximo e mínimo absolutos, se houver, nos intervalos dados e indique onde esses valores ocorrem.22. f x = 3 - 4 x - 2 x 2 ; ( - ∞ , + ∞ )
Encontre os valores máximo e mínimo absolutos de f nos intervalos fechados dados e indique onde ocorrem esses valores7. f x = 4 x 2 - 12 x + 10 ; [ 1,2 ]
Determine se a afirmação dada é verdadeira ou falsa. Explique sua resposta19. Se uma função f tiver um valor mínimo absoluto em ( a , b ) então f sera um ponto critico em ( a , b )
Determine se a afirmação dada é verdadeira ou falsa. Explique sua resposta18. Se uma função f for contínua em ( a , b ) então f terá um mínimo absoluto em ( a , b )
Determine se a afirmação dada é verdadeira ou falsa. Explique sua resposta17. Se uma função f for contínua em [ a , b ] então f terá um máximo absoluto em [ a , b ]