Em um lago grande, um peixe predador alimenta-se de um peixe menor e a população de predadores em qualquer época é uma função do número de peixes pequenos no lago, naquele período de tempo. Suponha que quando há x peixes pequenos no lago, a população de predadores é y e y = 1 4 x 2 + 80 . Se a temporada de pesca terminou t semanas atrás, x = 8 t + 90 . A que taxa a população do peixe predador estará crescendo 9 semanas após o término da temporada de pesca? Não expresse y em termos de t, mas use a regra da cadeia .

Passo 1

O enunciado nos diz que o número de peixes predadores depende do número de peixes pequenos, e esse número depende da função x = 8 t + 90 , sendo t as semanas após a temporada de pesca. Como é pedido a taxa de crescimento peixes predadores, vamos precisar derivar a função y:

d y d x = d d x 1 4 x 2 + 80

d y d x = 1 2 x

Passo 2

Mas sabemos que x depende de t, e para calcularmos a taxa de peixes predadores, precisaremos saber o número após 9 semanas e a taxa de crescimento dos peixes pequenos. Fazendo então a derivada de x com relação a t:

d x d t = d d t ( 8 t + 90 )

d x d t = 8

E calculando o número de peixes após 9 semanas:

x = 8 t + 90

x = 72 + 90 = 162

Passo 3

Agora precisamos usar a Regra da Cadeia para calcularmos a taxa de y:

d y d t = d y d x . d x d t = 1 2 x . 8 = 4 x

E após 9 semanas, a taxa de predadores será:

d y d t = 4.162 = 648

Resposta

d y d t = 64 8

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Uma partícula move-se ao longo de uma reta, e s = c o s 2 t + c o s t , prove que o movimento não é harmônico simples.
Se a equação do movimento é s = c o s 2 t + 2 s e n 2 t , prove que o movimento é harmônico simples.
Se A unidades quadradas for a área de um triângulo retângulo isósceles cujos catetos têm x unidades de comprimento, ache (a) a taxa média de variação de A em relação a x quando x varia de 8,00 para 8,
Um reservatório tem 80 m de comprimento e sua secção transversal é um trapézio isósceles com lados iguais de 10m, uma base superior de 17 m e uma base inferior de 5m. Quando a água tiver 5m de profund
Se y = x 2 3 , ache a taxa relativa de variação de y em relação a x quando (a) x = 8 e (b) x = c , onde c é uma constante.