O MAGLEV, o primeiro trem comercial magnético de alta velocidade do mundo, começou suas atividades normais em 2003, um um projeto de linha dupla de ligando Xangai, na China, ao Aeroporto Internacional de Pudong. Suponha que o MAGLEV tenha uma massa de e que, começando no instante em que o trem desenvolve uma velocidade de , o motor aplique uma força de no sentido do movimento ao longo de uma distância de . Use a relação energia-trabalho (6) para obter a velocidade final do trem.
Passo 1
Essa relação energia-trabalho que ele fala é essa aqui:
O trabalho é a variação de energia cinética do objeto. E aí o que ele quer é que a gente use as informações do enunciado e essa relação para acharmos . Belezinha?
Passo 2
A primeira coisa que a gente precisa fazer é calcular o trabalho nesse trecho que ele fala. Como ele diz que a força é igual a , ou seja, constante ao longo do trecho de , podemos usar essa fórmulinha:
Passo 3
O enunciado deu para gente a massa e a velocidade inicial do trem no trecho estudado . A gente também já calculou o trabalho . Então dá para usarmos a relação trabalho-energia agora para achar a velocidade final: