Enunciado
Cálculo - Cálculo com Geometria Analítica Volume 1 - 3ª Edição - Louis Leithold- Ed: 3º - Capítulo 3.Revisão - Ex. 77
Um navio deixa um porto ao meio-dia e desloca-se para o oeste a velocidade de 20 nós (um nó é uma milha náutica por hora e uma milha náutica equivale a aproximadamente 2 km). Ao meio-dia do dia seguinte um segundo navio deixa o mesmo porto e viaja para noroeste a 15 nós. Com que velocidade os navios se separam quando o segundo navio percorreu 90 milhas náuticas?
Passo 1
Certo, como o enunciado trata de tempo em que os navios saíram do porto, e nos dá a velocidade deles, precisaremos utilizar para cada navio uma função do tempo. Para o primeiro navio, vamos usar para a distância do primeiro navio em relação ao porto, para o segundo e a distância entre os navios.
Passo 2
O enunciado nos diz que o primeiro navio se desloca a oeste e o segundo a noroeste, então o ângulo entre o movimento dos dois navios é 45°, ou em radianos. Podemos então aplicar a lei dos cossenos para sabermos a distância entre eles:
Passo 3
Agora precisamos calcular a velocidade com que eles se separam, ou seja, a taxa que z aumenta à medida que o tempo passa, então precisamos derivar z com relação ao tempo:
Aplicando a Regra da Cadeia:
Resolvendo a derivada que apareceu:
Precisaremos aplicar a Regra da Cadeia para os dois primeiros termos, pois x e y são funções de t:
E para o último termo aplicaremos a Regra do Produto:
Substituindo os resultados:
Passo 4
Sabemos o valor de deslocamento do segundo navio, pois o enunciado nos deu e também sabemos o tempo que o primeiro navio andou antes do segundo navio sair, que foram 12 horas.
Multiplicando o tempo pela velocidade, podemos obter o deslocamento do primeiro navio:
Passo 5
Agora basta substituir os valores das velocidades e dos deslocamentos na velocidade de afastamento dos navios: