Uma placa retangular é submersa verticalmente em um tanque, de forma que o lado de cima esteja na superfície da água. Se o comprimento da placa for de 10 cm e a profundidade for de 8 cm, ache a força devido à pressão do líquido sobre um lado da placa.

Passo 1

Se temos uma placa submersa verticalmente em um líquido de densidade ρ , e o comprimento da placa a uma profundidade de x unidades puder ser representado por uma função f ( x ) , contínua e positiva no intervalo [ a ,   b ] , então a força causada pela pressão líquida em um lado da placa é:

F = ρ g ∫ a b x f x d x   N

Nossa placa pode ser representada como tendo um comprimento constante f x = 0,1 m com a profundidade x estando no intervalo [ 0 ,   0.08 ] . Devemos então achar F pela fórmula.

Passo 2

Aplicando então a fórmula, com f x = 0,1 e x ∈ 0 , 8 100 :

F = ρ g ∫ 0 0,08 x ⋅ 0,1 d x = ρ g ∫ 0 0,08 0,1 x d x = ρ g 0,1 x 2 2 0 0,08 = 0,1 ⋅ 0,08 2 2 ρ g = 0,00032 ρ g

Para ρ = 1000   k g / m 3 e g = 9,81   m / s 2 :

F = 3,1392   N

Resposta

F = 3,1392   N

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um cubo com lados de 20c m de comprimento está no fundo de um aquário no qual a água atinge 1 m de profundidade. Calcule a força hidrostática (a) no topo do cubo e (b) em um dos lados do cubo.
Use a fórmula do Exercício 18 para mostrar que F = ρ g x - A onde x - é a coordenada x do centroide da placa e A é a sua área. Essa equação mostra que a força hidrostática contra uma região plana vert
Uma barragem vertical tem um portão semicircular, como mostrado na figura. Calcule a força hidrostática contra o portão.
Uma placa vertical com uma forma irregular é imersa na água. A tabela mostra as medidas de suas larguras de acordo com a profundidade. Usa a Regra de Simpson para estimar a força da água contra a plac
Uma vala é preenchida com um líquido de densidade 840k g / m 3 . As extremidades da vala são triângulos equiláteros com lados de 8m de comprimento e o vértice no fundo. Calcule a força hidrostática em