A resistência de uma viga retangular é conjuntamente proporcional à sua largura e ao quadrado de sua profundidade. Ache as dimensões da viga mais resistente que possa ser cortada de uma tora na forma de um cilindro circular reto com 72   cm de raio.

Passo 1

Essas questões têm um jeito bem metódico de resolver, saca só:

  1. Precisamos de uma equação que associe a variável que queremos maximizar e outra variável do problema. Essa é normalmente a parte mais difícil do problema.
  2. Depois que temos essa função, vamos encontrar a derivada dela e procurar os valores onde ela se iguala a 0 e os valores onde ela não existe.
  3. A partir do Teorema do Valor Extremo vamos encontrar os máximos e mínimos comparando os valores da função original nos extremos do intervalo e nos pontos onde a derivada é nula ou inexistente.

Passo 2

Vamos fazer uma coisa de cada vez, primeiro de tudo: dar nome aos bois.

x → Largura da viga.

y →   Profundidade da viga.

R x , y → Resistência da viga.

O enunciado diz que a resistência da viga é conjuntamente proporcional à sua largura e ao quadrado de sua profundidade, ou seja:

R x ,   y = x y 2

Perfeito, já temos uma equação para a resistência da viga! Agora precisamos usar algo a mais do enunciado para torar R uma função de apenas uma variável.

Passo 3

A questão diz que a viga deve ser cortada de uma tora na forma de cilindro circular reto com 72 cm de raio. Num desenho isso fica:

E r é o raio da tora em formato de cilindro.

Desse triangulo retângulo que surgiu:

x 2 + y 2 = 2 r 2

Agora vamos isolar o y :

y 2 = 4 r 2 - x 2

Como y > 0 :

y = 4 r 2 - x 2

Agora podemos substituir isso em R e ficaremos somente com x como variável!

R x = x 4 r 2 - x 2 2

R x = x 4 r 2 - x 2

R x = 4 r 2 x - x 3

Agora temos a R bonitinha com uma variável só! Podemos derivar e encontrar seu ponto de máximo ;)

Passo 4

Derivando R :

d R d x = - 3 x 2 + 4 r 2

Agora igualando a 0 e encontrando nosso ponto de máximo:

- 3 x 2 + 4 r 2 = 0

3 x 2 = 4 r 2

x 2 = 4 3 r 2

Como x > 0 :

x = 2 3 r

E GG! Esse é o nosso ponto de máximo. Nesse caso podemos assumir isso pois nessa função o início do intervalo e o final do fechado são zeros. Perceba que x ∈ 0 ,   2 r e se substituirmos ambos esses valores em R x ficamos com R = 0 .

Passo 5

Agora precisamos encontrar o valor de y , já que a questão pede ambas as dimensões da viga. É só substituir o valor que encontramos de x em qualquer uma das funções que tenha essas duas variáveis. Vamos colocar na função que temos de y x pois o y já está isolado e é menos trabalho pra gente hehe.

y =   4 r 2 - x 2

y = 4 r 2 - 2 3 r 2

y = 4 r 2 - 4 3 r 2

y = 8 3 r 2

y = 2 2 3 r

Prontinho! Já temos ambos os valores de x e y em função do raio r . Agora é só substituir o valor de r que a questão nos deu. Fazendo r = 72 :

x = 2 3 ∙ 72 = 48 3 ≅ 83,14

y = 2 2 3 ∙ 72 = 48 6 ≅ 117,58

Resposta

A largura é 48 3 cm; a espessura é 48 6 cm.

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Um silo de grãos consiste em um cilindro com 30 pés de altura e telhado hemisférico. A fim de obter um volume total de 15.000 pés³ (inclusive a parte hemisférica), qual deveria ser o raio do silo?
Um fazendeiro com 750 pés de cerca quer cercar uma área retangular e então dividi-la em quatro partes com cercas paralelas a um lado do retângulo. Qual é a maior área total possível das quatro partes?
Uma caixa de tampa deve ser construída a partir de um pedaço quadrado de papelão, com 3 pés de largura, cortando fora um quadrado de cada um dos quatro cantos e dobrando para cima os lados. Encontre o
39. Se lhe for oferecida uma fatia de uma pizza redonda (em outras palavras, um setor de um círculo) e a fatia precisar ter um perímetro de 60 cm, qual diâmetro da pizza vai recompensá-lo com a maior
Se os dois lagos iguais de um triângulo isósceles têm comprimento a, encontre o comprimento do terceiro lado que maximiza a área do triangulo.