Binômio de Newton
Resumo
Fala Aí, nós somos o Responde Aí, e nossa missão é ajudar você a mandar bem na sua prova.
Quando estudamos polinômios, aprendemos bastante sobre produtos notáveis e fatoração, e quem aprende bem isso vai se dar bem quando tiver que resolver equações do segundo grau, e ao invés de aplicar a fórmula de Bhaskara utilizar produtos notáveis, te garanto que te poupa muito trabalho! Mas nessa página estaremos interessados em entender como utilizar o método do binômio de newton para descobrir a expansão de binômios.
Vamos pensar na seguinte situação, imagine que precisamos descobrir a expansão do polinômio:
Primeira coisa que eu pensaria seria fazer chuveirinho para todos esses termos:
Mas ia dar um trabalho terrível! Então, para facilitar nossa vida podemos utilizar o conceito do binômio de newton. Ele serve exatamente para calcular potências de um binômio. No nosso exemplo estamos trabalhando com o binômio
A fórmula do binômio de newton é a seguinte:
Então no nosso caso teríamos que calcular:
Onde cada
Então esquecendo as combinações, repare que as potências formam uma "escadinha", enquanto uma vai subindo de um em um a outra vai descendo de um em um. Variando entre 0 até 5 no nesse caso.
Vamos agora calcular as combinações. Podemos lembrar que a fórmula de combinação é:
Fazendo as contas temos que:
Logo, nossa expansão de
Que é o mesmo que:
E prontinho! O binômio de newton sempre pode ser utilizado nas situações que precisamos calcular potências de binômios.
PS: Se quiser ficar craque nessas combinações e não ter que ficar calculando elas o tempo todo, da uma conferida nessa página que fala sobre o triângulo de pascal, facilita muito o cálculo das combinações!
Confira o nosso site, para encontrar todo o conteúdo de Cálculo necessário para você seguir confiante nesse semestre temos exercícios resolvidos, conteúdo em vídeo, aulões e muito mais.