Com suas próprias palavras, descreva os mecanismos pelos quais os polímeros semicristalinos deformam-se:
- Elasticamente
- Plasticamente;
- Pelo qual os elastômeros deformam- se elasticamente.
Passo 1
- Gurizada, a deformação elástica ocorre em níveis de tensão bem baixinhos, essa deformação favorece para o alongamento das moléculas das cadeias no sentido da tensão aplicada. Quando retirada a tensão aplicada ela volta para seu estado de deformação inicial.
- E a deformação plástica? Ao contrário da elástica ela ocorre em níveis de tensão altas, onde ocorre o deslizamento de planos atômicos e caracteriza-se pelo movimento de uma parte do cristal em relação a outra, ahhh importante ressaltar, esse deslizamento ocorre em torno de planos atômicos compactos seguindo direções compactas. E a tensão necessária para que isso ocorra depende obviamente da tensão aplicada e da orientação dessa tensão em relação ao sistema de deslizamento. Galera vale a pena deixar claro, que esse tipo de deformação é permanente ☹
- Os elastômeros apresentam ligações cruzadas, requer uma energia mais elevada para a quebra dessas ligações para que haja deformação e a deformação é totalmente elástica.
Passo 2
Passo 3
Resposta
- Deformação elástica ocorre em níveis de tensão bem baixinhos, essa deformação favorece para o alongamento das moléculas das cadeias no sentido da tensão aplicada. Quando retirada a tensão aplicada ela volta para seu estado de deformação inicial.
- Ao contrário da elástica ela ocorre em níveis de tensão altas, onde ocorre o deslizamento de planos atômicos e caracteriza-se pelo movimento de uma parte do cristal em relação a outra, esse deslizamento ocorre em torno de planos atômicos compactos seguindo direções compactas. E a tensão necessária para que isso ocorra depende da tensão aplicada e da orientação dessa tensão em relação ao sistema de deslizamento.
- Os elastômeros apresentam ligações cruzadas, requer uma energia mais elevada para a quebra dessas ligações para que haja deformação e a deformação é totalmente elástica.