Em um circuito amplificador é preciso um filtro passa-altas R C simples para bloquear a componente C C , enquanto permite a passagem da componente variável com o tempo. Se a frequência de aumento de atenuação desejada for de 15 H z e C = 10   μ F , determine o valor de R .

Passo 1

Ora, de acordo com a teoria, a relação que associa a frequência de corte f c com a Resistência e a Capacitância de um filtro R C é dada da seguinte maneira:

ω c = 1 R C

2 π f c = 1 R C     →

Logo, podemos encontrar a Resistência pedida isolando o nosso R em função de f c :

R = 1 2 π f c C

Passo 2

Substituindo-se então os valores, obteremos...

R = 1 2 π ⋅ 15 ⋅ 10 ⋅ 10 - 6 =

1,061 Ω

Resposta

R = 1,061 Ω

Ver Outros Exercícios desse livro

Exercícios de Livros Relacionados

Calcule o circuito da Figura 14.83 e determine:A frequência de ressonância ω 0 Z e n t ( ω 0 )
Considere a Figura 14.80 e elabora um probema para ajudar outros estudantes a entender melhor o fator de qualiade, a frequência de ressonância e a largura de banda de circuitos RLC.
Demonstre que um circuito L R em série é um filtro passa-baixa se a saída for extraída no resistor. Calcule a frequência de corte f c se L = 2m H e R = 10k Ω .
Determine a função de transferência V 0 / V s do circuito na Figura 14.86 . Demonstre que o circuito é um filtro passa-baixa.
Elabore um problema para ajudar outros estudantes a entender melhor os filtros passa-baixa descritos por uma função de transferência.