Determine as correntes , e no circuito da Figura abaixo. Determine a energia armazenada nas bobinas acopladas em . Adote .
Passo 1
Primeiramente, vamos fazer uma simplificação no circuito transformando a fonte de corrente em paralelo com o resistor em uma fonte de tensão. O valor dessa fonte de corrente é calculado como se segue:
E o circuito equivalente é mostrado abaixo:
Passo 2
Vamos agora substituir o circuito acoplado mutuamente pela fonte dependente equivalente. Primeiro determinaremos as tensões induzidas e, em seguida, definimos os sinais adequados. Sabemos que:
Com a relação de indutância mútua, obtemos o valor de :
A corrente induz uma tensão na segunda bobina representada pelo valor , e induz uma tensão de na primeira bobina. Portanto, a tensão induzida na segunda bobina é e na primeira bobina é .
Para descobrir a polaridade da tensão mútua na bobina 1 devido à corrente , observamos que entra no terminal marcado com um ponto da bobina 2. Já que estamos aplicando a LKT no sentido horário, isso implica em uma tensão mútua positiva, isto é, . De forma similar, para descobrirmos a tensão mútua na bobina 2 em razão da corrente , observamos que entra no terminal marcado com um ponto da bobina 1, logo teremos uma tensão mútua positiva de .
Então o circuito equivalente com as fonte dependentes é mostrado a seguir:
Passo 3
Para a malha 1 da Figura anterior, a LKT fornece:
Para a malha 2, temos:
Colocando as equações das malhas na forma matricial, obtemos:
Passo 4
Os determinantes são:
Portanto, obtemos as correntes de malha como segue:
No domínio do tempo,
e
Em , e
Passo 5
A energia total armazenada nos indutores acoplados é:
Sendo
Logo:
Resposta
Portanto, as correntes , e são:
E a energia armazenada nas bobinas acopladas em é :