Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Incropera - Fundamentos de Transferência de Calor e Massa- Ed: 7º - Capítulo 12.Problemas - Ex. 45
45 - Um termômetro de radiação é um instrumento que responde a um fluxo radiante em um intervalo espectral estabelecido e é calibrado para indicar a temperatura de um corpo negro que produz o mesmo fluxo.
(a) Quando apontado para uma superfície a uma temperatura elevada e que tem uma emissividade menor do que a unidade, o termômetro irá indicar uma temperatura aparente conhecida por temperatura de radiação espectral . Essa temperatura será maior, menor ou igual a ?
(b) Escreva uma expressão para o poder emissivo espectral da superfície em termos da distribuição espectral de Wien (veja o Problema 12.27) e da emissividade espectral da superfície. Escreva a expressão equivalente usando a temperatura de radiação espectral da superfície e mostre que na qual representa o comprimento de onda no qual o termômetro
opera.
(c) Considere um termômetro de radiação que responde a um fluxo espectral centrado ao redor do comprimento de onda de . Qual temperatura o termômetro irá indicar quando apontado para uma superfície com e ? Verifique que para essa situação a distribuição espectral de Wien é uma aproximação razoável da lei de Planck.
Passo 1
a)
A potência radiante que atinge o termômetro pode ser encontra por meio da seguinte equação:
Onde é a área alvo nesse caso, é o ângulo pelo qual a área é visualizada e é a intensidade espectral da superfície .
De acordo com as condições especificas, o termômetro responde como se estivesse vendo um corpo preto na temperatura radiante espectral .
Já a potência radiante na temperatura radiante espectral pode ser encontrada usando a seguinte relação:
Onde é a temperatura radiante espectral e é a intensidade espectral do corpo negro .
Como a emissividade é menor que a unidade , isso resultará em .
Portanto, o termômetro indica sempre uma temperatura mais baixa que a temperatura da superfície. Logo, a temperatura será menor que a temperatura de superfície .
Passo 2
b)
Pela lei de distribuição de Wien, temos que a intensidade espectral de um corpo negro pode ser encontrada por meio da seguinte relação:
Aqui, é a primeira constante de radiação, é a segunda constante de radiação, o é o um comprimento das ondas e é a temperatura absoluto do corpo negro.
Agora venha comigo, porque iremos fazer algumas substituições. Primeiro precisamos substituir a equação na equação . Depois a mesma coisa, porém na equação .
Agora vamos igualar ambas equações:
Aplicando o logaritmo nos dois lados, passamos a ter:
Portanto, a afirmação é válida.
Passo 3
c)
Agora podemos encontrar a temperatura com o termômetro indicado ao visualizar uma superfície com .
Portanto, a temperatura com o termômetro indicado ao visualizar uma superfície com e é .
Passo 4
Vamos agora, voltar a relação de distribuição espectral de Wien.
Temos uma bem parecida, que se chama distribuição de Planck.
Dessa forma, a proporção das potencias emissivas pode ser calculada.
Substituindo pelos valores conhecidos, temos:
Portanto, a distribuição espectral de Wien é uma aproximação razoável à lei de Planck para essa situação.
Resposta
- A temperatura será menor que a temperatura de superfície .
- e .
- É uma boa aproximação.