Enunciado
FenTrans, MecFlu, TransCal e TransMassa - Incropera - Fundamentos de Transferência de Calor e Massa- Ed: 7º - Capítulo 12.Problemas - Ex. 46
46 - Para um comprimento de onda λ especificado, medidas da intensidade espectral da radiação emitida por uma superfície difusa podem ser usadas para determinar a temperatura da superfície, se a emissividade espectral for conhecida, ou a emissividade espectral, se a temperatura for conhecida.
(a) Definindo a incerteza na determinação da temperatura como , obtenha uma expressão relacionando essa incerteza àquela associada à medida da intensidade, . Para uma incerteza de 10% na medida da intensidade a , qual é a incerteza na temperatura para ? E para ?
(b) Definindo a incerteza na determinação da emissividade como , obtenha uma expressão relacionando essa incerteza àquela associada à medida da intensidade, . Para uma incerteza de 10% na medida da intensidade, qual é a incerteza na emissividade?
Passo 1
A radiação emitida a partir de uma superfície difusa (que depende do comprimento de onda e independente da direção) pode ser representada da seguinte forma:
Ou seja:
Aqui, são a primeira e a segunda constante de radiação, a é a emissividade espectral, é a intensidade da radiação é a temperatura.
Como pedido no enunciado, precisamos encontrar a derivada da intensidade da radiação para determinar a determinação da temperatura. Logo:
Vamos relembrar um pouco sobre derivadas!!! Nesse caso precisaremos utilizar a regra do quociente, você lembra qual é? Para você que não lembra, temos abaixo uma ilustração da fórmula para refrescara a memória.
Portanto, ao aplicarmos essa regra na função que o exercício pede, passaremos a ter o seguinte resultado:
Como temos , nossa equação torna-se:
Agora precisamos dividir tudo por para encontrarmos a relação pedida.
Aqui, o termo é a incerteza na medição da intensidade.
Passo 2
Finalmente podemos encontrar a incerteza na temperatura em .
Como foi dito no enunciado, a incerteza é de , portanto vamos comigo substituir as variáveis conhecidos.
Portanto, a incerteza na temperatura de é .
Passo 3
Agora fazemos o mesmo processo, porém com a temperatura de .
Portanto, a incerteza na temperatura de é .
Passo 4
b)
O efeito da emissividade na intensidade pode ser encontrado por meio da seguinte relação a seguir:
Aqui, o termo é a incerteza na emissividade.
Passo 5
Como foi dito no enunciado, a incerteza é de . Portanto podemos usar a equação do passo anterior para obter a incerteza na emissividade.
Portanto, a incerteza na emissividade é .
Resposta
- Para temos e para temos .