Água a 20°C deve ser retirada por sifão por um tubo de 1 m de comprimento e 2 mm de diâmetro, como na figura a seguir. Existe alguma altura H para a qual o escoamento não é laminar? Qual é a vazão se H = 50 cm? Despreza a curvatura do tubo.
Passo 1
E aí, gente!! Tudo bem? Então vou mostrar pra vocês que mecânica dos fluidos não é nem de longe um bicho de 7 cabeças (nem de perto também)!
Primeiro vamos logo pegar as propriedades da água em 20°C, show?
Vamos escrever nossa equação de energia entre o ponto (1) e ponto (2)!!
Note que no ponto 1, estaríamos na superfície da água dentro do tanque, e nesses casos temos que as velocidades são aproximadas para 0 nas superfícies de um tanque.
Mas quem é a nossa perda de carga hf?? Bem, temos que considerar o escoamento laminar (afinal, o próprio enunciado nos questiona se há alguma altura H pra ele não ser laminar)
Passo 2
Agora qual é o paranauê que vamos fazer?
Bora substituir nossos valores dentro da nossa equação final do passo 1 e obter o valor de V!!!
Note que temos uma equação quadrática, né? Então vamos ter duas raízes!!! Eu já deixei pra você qual é a raiz positiva!!
Passo 3
Uma vez que conhecemos a velocidade, agora podemos calcular nossa bendita e linda vazão volumétrica!
Note que essa conta foi feita utilizando a equação do passo (2) considerando que a altura H era igual a 50 cm, beleza? Importante deixar isso bem claro!!!
Bem, vamos testar então o valor de Re, afinal, se na altura H = 50 cm, o escoamento for laminar, certamente para qualquer valor abaixo dele, ainda teremos escoamento laminar também!
Passo 4
É possível aproximarmos esse valor de Re para 2000 (que tá ali no limbo dos livros que diz sobre o valor de transição de regime laminar para turbulento) para H
Se você for testando os valores crescentes de H até 1 m, vai observar que o valor máximo de H que mantém o escoamento ainda com Re em torno de 2000 é até um H = 0,87 m
Resposta
- Laminar até uma altura de H = 0,87 m